Em 01/12/2011 às 12h41 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Miraí realiza mobilização social em toda região pela educação

Tendo em vista o seu compromisso em colaborar para a melhoria da qualidade da educação pública e em incentivar o engajamento da sociedade neste processo, a Votorantim Metais realizou, respectivamente, nos dias 17 e 18 de novembro, o 1º Fórum Microrregional de Educação pela Mobilização Social e Plano de Ações Articuladas e a 1ª Gincana Educativa pela Mobilização Social – ações do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Miraí, os eventos reuniram gestores públicos, comunidade acadêmica e outros setores da sociedade para reflexões, debates e atividades práticas sobre a integração entre família, escola e comunidade no processo de aprendizagem.
Cerca de 90 pessoas - entre secretários municipais de Educação de 16 cidades da Zona da Mata, professores e representantes de diversos setores da sociedade - discutiram, durante o Fórum Microrregional, a sua responsabilidade no processo de sensibilização e engajamento de outros agentes sociais (como empresas privadas, lideranças sociais e organizações não governamentais) para a melhoria da educação brasileira. O evento - que contou com as participações de Linda Goulart, assessora do Ministro da Educação, Fernando Haddad; e do coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação Básica do MEC, Luiz Hudson Guimarães - enfatizou ainda a importância dos municípios monitorarem sistematicamente o seu Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um planejamento da política de educação que os municípios e os estados brasileiros devem fazer para um período de quatro anos, no caso o quadriênio 2012-2015.
Tempos de Escola
O Fórum Micorregional também contou com a premiação dos vencedores, em Miraí, do concurso de redações Tempos de Escola - promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura: Hyan da Silva Resende, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I, e Vanessa Maria Proba Pereira, estudante do 7º ano, ambos da Escola Municipal Dom Helvécio, e como Raphaella Silva Trota, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Santo Antônio, foram os ganhadores. Os estudantes receberam, respectivamente, bicicleta Caloi Aro 20, câmera fotográfica digital Sony e Netbook HP mini. Para participar concurso, esses alunos contaram com as orientações das professoras Claudinéia Maria de Oliveira, Aline Millani de Almeida Dias e Vanda de Melo Garcia Vargas.
Fortalecimento da Relação Escola, Aluno e Família
Não faltaram animação e energia para o cumprimento das provas da Gincana Educativa, realizada na Praça Dr. Miguel Pereira, no último dia 18. A iniciativa, que reuniu mais de 450 pessoas (entre estudantes e seus familiares, educadores e integrantes da comunidade), testou a resistência física, a coordenação motora e, principalmente, o conhecimento dos familiares sobre o desempenho acadêmico dos alunos, por meio de atividades como: dança da cadeira, corrida da batata e do saco e quiz relativo a vida escolar dos estudantes.  “A participação na gincana foi extremamente proveitosa. Além de ter contribuído para o fortalecimento da relação escola, família e comunidade, foi um momento em que pude relembrar meus tempos de criança ao lado do meu filho”, explica Cleber Aparecido dos Santos, pai de um aluno da Escola Municipal Doutor Justino Pereira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: