Em 18/02/2013 às 18h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polo Audiovisual: Jovens talentos locais começam a produzir

Download

 

Uma primeira geração de realizadores surgida no âmbito do movimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais começa a mostrar seu talento. São produtores, diretores, atores, fotógrafos, músicos, animadores e criadores de diversas áreas vinculadas ao fazer audiovisual que já conquistam espaços e até prêmios.

O Polo está sediado em Cataguases e, como o próprio nome diz, atua e envolve a Zona da Mata no fazer criativo e na formação de profissionais para o setor. Em 2013 uma série de atividades já estão programadas. Veja alguns exemplos do que já foi produzido até agora:

 

EM CATAGUASES:

 “Viagem Real”

O filme “Viagem Real”, de Eduardo Yep e Henrique Vale, conquistou dois prêmios na 11ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades: foi o vencedor do Prêmio Incentivo como melhor filme universitário e ainda levou o troféu de Melhor Filme pelo júri popular. “Viagem Real” tem Tarcísio Vória e Juliano Braz no papel principal, e trilha sonora de Marcos Alves.

O curta-metragem conta a história de dois jovens universitários que saem de uma festa em Ouro Preto e, no dia seguinte, misteriosamente, acordam em Paraty RJ, outra cidade colonial que fica a centenas de quilômetros de distância. Os dois amigos tentam entender o enigma.

 

 

“O Espelho de Joaquina”

O filme “O Espelho de Joaquina”, de Rafael Aguiar, foi selecionado para participar da 4ª Mostra de Cinema Brasileiro na cidade de São Tomé, capital do país africano São Tomé e Príncipe. O curta-metragem tem a participação de artistas e músicos da cidade, com Flávia Massena no papel principal.

Rafael já parte para uma nova empreitada: realizar outro curta-metragem, com roteiro de Carla Werneck em uma trama de ficção e mistério. As gravações do filme, que vem sendo chamado pelo diretor de “Projeto Glória”, até decidir pelo título definitivo, já foram realizadas e a o curta está em fase de edição.

 

 

“O Plano de Peçanha”

Já o curta de animação “O Plano de Peçanha”, realizado no âmbito do Projeto Fábrica Animada em 2011, será objeto de uma pesquisa de professores e alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais.

O filme foi produzido por uma equipe de jovens cataguasenses: Adriano Cunha, Renatta Barbosa, Juliano Braz, Felipe Carvalho, Marcus de Barros, Fabiano Rocha, Paulo Víctor Patrício, com trilha sonora de Marcos Alves e locução de Carlos Sérgio Bittencourt.

 

Mostra “Cataguases por Nós Mesmos”

Com trabalhos autorais, realizados fora de projetos ou instituições culturais de Cataguases, um grupo de realizadores do audiovisual teve a oportunidade de mostrar seu talento em uma mostra realizada na Casa de Cultura Simão, em junho passado.

Duas gerações de artistas se juntaram nesta mostra, com exibição de 5 curtas-metragens que atraíram grande público: “Bexiguentos”, de Emanuel Messias;“Kermesse”, de Gustavo Baldez; “EMPA Hills”, de Eduardo Yep; e “Viagem Real”, já citado.

 

EM LEOPOLDINA:

O jovem Iano Oliveira, estudante de história, fotógrafo e editor de vídeos, foi um dos ganhadores do Prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura, por seu trabalho com uma câmera fotográfica analógica. Iano, que já tinha interesse pela fotografia desde criança, vislumbrou a possibilidade de explorar mais este talento após fazer uma oficina na Fábrica do Futuro, em 2009.

 

EM MURIAÉ:

Em dezembro, formou-se a primeira turma da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla. Inaugurada em março de 2012 e coordenada pela Fundarte – Fundação de Cultura e Artes da Prefeitura de Muriaé, a escola é uma iniciativa pioneira no Estado de Minas.

 

 

 

 

 

 

 

 

EM ITAMARATI:

O 1º Festival Audiovisual de Itamarati de Minas foi um sucesso e abriu novas fronteiras na cidade. Cerca de 60 jovens estudantes participaram, realizando seis vídeos sobre a memória, identidade e cultura local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: