Em 16/02/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projovem está recebendo novas inscrições e vai oferecer aulas de violão e teatro

Diversas atividades são desenvolvidas pelo program

Diversas atividades são desenvolvidas pelo program

Download

 

Texto e fotos: Paulo Victor Rocha

 

O Programa de Inclusão de Jovens é um serviço sócio-educativo oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em Cataguases, que busca atender aos adolescentes com idade de 15 a 17 anos cujas famílias estejam cadastradas no programa Bolsa Família ou tenham o NIS (Número de Inscrição Social). No município, já são duzentos e quarenta jovens contemplados, divididos em oito coletivos, localizados nos bairros Dico Leite, Pouso Alegre, Santa Clara, São Vicente e nos distritos de Sereno, Glória, Aracati e Cataguarino.

 

Segundo Ana Cláudia Vargas da Silva (foto), psicóloga e coordenadora do Projovem, os participantes cumprem uma carga horária de aproximadamente doze horas semanais e “este ano eles terão aulas de violão e teatro, além das atividades com temas relacionados ao esporte, lazer, cultura, meio ambiente, convívio familiar e comunitário, que já desenvolvem junto com os orientadores e facilitadores sociais”, contou.

 

Ana revelou que “as famílias cadastradas no programa Bolsa Família ou que tenham o NIS podem inscrever os filhos com idade entre 15 e 17 anos para participarem do Projovem. Para isto, devem ir à Secretaria Municipal de Assistência Social entre 13 e18 horas, ou no CRAS do bairro Leonardo, de 8 às 12 e de 14 às 17 horas, ou no CRAS do distrito de Sereno, de 8 às 17h, com o cartão do Bolsa Família ou NIS, CPF, RG e Certidão de Nascimento do adolescente”, explicou. A coordenadora ainda enfatizou a importância do programa para a comunidade, uma vez que, “além dos benefícios já citados, também proporciona aos jovens participantes oportunidades de emprego através do ingresso no programa Adolescente Cidadão, o antigo Guarda Mirim”.

 

Em uma parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social e Governo Federal, o Projovem é uma das ações do Paif (Programa de Atenção Integral à Família), realizado através dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), com a intenção de trabalhar vínculos familiares e comunitários dos adolescentes. O Paif também oferece atendimento às crianças de 0 a 6 anos, pelos centros de convivência da criança e do adolescente, cursos oferecidos pelo Pronatec, cursos para emancipação das famílias, atividades do centro de convivência da terceira idade (pró-idoso), entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: