Em 15/02/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Demissão e inconformismo no Carnaval, mas título ficará mesmo com a Portela, afirma presidente da Liesca

O Secretário de Cultura, Zeca Junqueira, vai acata

O Secretário de Cultura, Zeca Junqueira, vai acata

Download

 

A metodologia utilizada para somar os votos dos jurados às escolas de samba que desfilaram no Carnaval deste ano em Cataguases provocou a demissão da funcionária Moema Esteves (foto abaixo à esquerda) da Secretaria Municipal de Cultura e revolta na Escola de Samba Unidos da Taquara Preta. Segundo informou o titular daquela Pasta, Zeca Junqueira, o problema aconteceu na hora da apuração quando Moema, segundo ele, teria proposto, à revelia e sem o seu prévio conhecimento e aprovação, fazer o arredondamento das notas dos jurados.

 

Zeca Junqueira revela ter sido contra a mudança no regulamento por entender que o arredondamento das notas acabaria prejudicando uma agremiação e defendeu a soma integral. Mas os diretores presentes não aceitaram seu argumento e a maioria decidiu somar arredondando notas, por exemplo, 8,6 ou 8,8 para 8,5. Todas as agremiações carnavalescas enviaram representantes a apuração, exceto a Escola de Samba Vila Minalda e teriam, ainda de acordo com o Secretário de Cultura e o presidente da Liesca, Jorge Anastácio Crepaldi, o Nem, aprovado a sugestão feita por Moema.

 

Em decorrência desta alteração nas regras do jogo repentinamente, o Secretário de Cultura Zeca Junqueira demitiu sua funcionária Moema “por ato de indisciplina” por ter apresentado a proposta naquele momento e sem consultá-lo previamente a este respeito. “Ela não estava autorizada pela Secretaria e nem pela Liesca apresentar esta proposta”, informa Zeca. Ele descarta, também, qualquer possibilidade de má fé por parte de Moema. “Não houve má fé nem intenção de ajudar uma determinada escola, porque quando ela sugeriu o arredondamento das notas, os envelopes dos jurados estavam lacrados em cima da mesa”, salientou.

 

Outro desdobramento deste episódio seria a possibilidade de fazer nova soma das notas, mas isto foi descartado esta manhã por Nem Crepaldi. “Não haverá recontagem das notas dadas pelos jurados às escolas de samba de Cataguases”, afirmou. Ele informou que vai respeitar a vontade da maioria dos presidentes presentes à apuração ocorrida na manhã de terça-feira de Carnaval que votou pelo arredondamento das notas. “Isto para nós é assunto passado, agora já estamos pensando nos preparativos do Carnaval de 2014”, completou.

 

A reportagem tentou falar com Moema, mas não obteve êxito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: