Em 15/02/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases é a campeã em pontuação no ICMS Esportivo na Zona da Mata e quarta em Minas

Cataguases disponibiliza três academias ao ar livr

Cataguases disponibiliza três academias ao ar livr

Download

Cataguases é a cidade que mais pontuou no ICMS Esportivo na Zona da Mata em 2012 tendo sido a quarta em todo o Estado de Minas Gerais. No município, foram desenvolvidas pelo poder público, atividades de lazer (corridas, futsal, ciclismo, entre outras), esporte para pessoas com deficiência, esporte para a terceira idade e reforma e disponibilização de equipamentos esportivos em academia ao ar livre, além de sediar competições dos Jogos de Minas e Jogos Escolares de Minas (JEMG). 

 

O secretário Municipal de Esportes de Cataguases, Ricardo Geraldo Dias, destaca, entre as atividades, a natação para deficientes visuais. “Estamos fazendo a renovação de matrículas para este ano, mas normalmente em torno de 35 pessoas participam. Também vamos sediar uma copa para pessoas amputadas em agosto deste ano”, conta. Em Cataguases a população pode, ainda, se exercitar gratuitamente em três academias ao ar livre, equipadas atendendo aos critérios do ICMS Esportivo.

 

Ubá, que obteve a segunda maior pontuação da Zona da Mata e quinta do Estado, também investiu nas atividades esportivas, oferecendo à população torneios entre clubes, festival de natação, futebol amador, jiu-jítsu para pessoas com deficiência, esporte para terceira idade, construção de quadra poliesportiva, projetos sócio educacionais, qualificação de agentes esportivos, além de sediar competições do Jogos de Minas e JEMG.

 

Segundo a gerente da Divisão de Esportes da Prefeitura de Ubá, Emiliana Vieira, a expectativa para este ano é de expansão dos programas e projetos, como o “Vida Ativa”, que hoje atende a cerca de 160 idosos. “As atividades são oferecidas em 10 bairros, eles fazem alongamento e dança”, relata. A gerente conta, também, que está sendo desenvolvida uma parceria com a Secretaria de Saúde para oferecer, juntamente às atividades, assistência às pessoas com hipertensão, por exemplo. Emiliana Vieira cita, ainda, o projeto “Karatê Cidadão”, voltado para jovens. “São cerca de 100 jovens aprendendo esta arte marcial”, informa.

 

Este ano, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), deve repassar cerca R$ 6 milhões para 250 municípios que pontuaram no ICMS Esportivo de 2011. Na Zona da Mata, 39 cidades serão beneficiadas, entre ela Ubá,que obteve a segunda maior pontuação da Zona da Mata e quinta do Estado, também investiu nas atividades esportivas, oferecendo à população torneios entre clubes, festival de natação, futebol amador, jiu-jítsu para pessoas com deficiência, esporte para terceira idade, construção de quadra poliesportiva, projetos sócio educacionais, qualificação de agentes esportivos, além de sediar competições do Jogos de Minas e JEMG.

 

As inscrições para o ICMS Esportivo já estão abertas para os municípios que desenvolveram atividades no âmbito do desporto e lazer em 2012. O período de inscrição vai até 30 de abril de 2013 e é necessário comprovar a existência e atuação do Conselho Municipal de Esportes e cadastrar e comprovar os eventos esportivos realizados no último ano.

 

Além de Cataguases e Ubá, na Zona da Mata receberão o ICMS Esportivo este ano: Acaiaca, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Barra Longa, Brás Pires, Caputira, Cipotânea, Dona Eusébia, Goianá, Guaraciaba, Guarani, Guidoval, Itamarati de Minas, Jequeri, Juiz de Fora, Lamim, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Muriaé, Pedra do Anta, Ponte Nova, Rio Doce, Rio Novo, Rio Pomba, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, Sem-Peixe, Senador Cortes, Sericita, Tocantins, Vieiras e Viçosa.

 

P.S. O Secretário Municipal de Esportes à época era José Vitor Lima, não citado na matéria produzida e publicada originalmente pela Agência Minas.

 

Fonte: Agência Minas

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: