Em 15/02/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Criado para a TV, Plantão Enem será transformado em coletâneas para escolas

Em 2012, o programa foi ao ar pelo segundo ano con

Em 2012, o programa foi ao ar pelo segundo ano con

Download

O Plantão Enem, criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e veiculado desde 2011 pela Rede Minas de Televisão, será transformado em 2013 em uma coletânea de livros que será destinada a todas as escolas de ensino médio da rede estadual em Minas. O material deverá ser entregue ainda no segundo semestre e é uma compilação dos dois anos do programa. O intuito é oferecer mais um subsídio para alunos e professores. Em 2012, o Plantão Enem veiculou outros 10 programas voltados para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), além de 36 pílulas de vídeos, que traziam informações e dicas sobre os conteúdos de prova e disciplinas.

 

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos, a consolidação do Plantão Enem em sua segunda edição, pode ser comprovada pela decisão da Secretaria de Estado de Educação de criar um projeto editorial para o programa.

 

“Avalio o Plantão Enem como uma porta aberta ao diálogo com a sociedade, onde conteúdos técnicos são conversados numa linguagem acessível, abrindo o canal para o conhecimento”. Raquel Elizabete avalia ainda que a segunda edição do programa foi marcado por uma aproximação do público, “demonstrado no desejo de assistir aos programas ao vivo e de participar dos debates pelas redes sociais e por telefone. E este material impresso vem para incentivar o trabalho dos professores, oferecendo também mais um subsídio para os alunos que quiserem revisar conteúdos” observou a subsecretária.

 

Plantão Enem online

 

Em outubro de 2012, o site do Plantão Enem registrou mais de 160 mil visualizações de página, e ultrapassou fronteiras, como mostrou o registro de origem de visitas. Usuários de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo conferiram a página do Plantão Enem durante a fase preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Os internautas oriundos de São João del-Rei, Patos de Minas e Belo Horizonte foram os que mais visualizaram o site do Plantão Enem, que em 2012 registrou mais de 378 mil acessos entre meados de julho e primeira semana de novembro. Os vídeos disponíveis no portal do programa alcançaram mais de 74 mil visualizações completas, e 13 mil horas de conteúdo audiovisual foram assistidas.

 

O canal do Plantão Enem no Youtube alcançou, em 2012, mais de 40 mil visualizações no mesmo período (julho a novembro). Por causa da soma dos conteúdos produzidos para o Plantão Enem nas edições 2011 e 2012 do programa, o banco de dados do site contabiliza atualmente 126 arquivos, além de hiperlinks para o blog do programa que hospeda mais dicas para os vestibulandos.

 

“Por isso, entendemos que o Plantão Enem atende a uma demanda da sociedade e da educação, uma vez que oferece uma oportunidade a mais para as pessoas que querem buscar novas perspectivas. O número de acessos á página do Plantão Enem vem evoluindo desde seu ano de estreia em 2011, e isso comprova que o Plantão Enem veio para ficar”, concluiu Raquel Elizabete.

 

Programas 2012

 

Os programas veiculados aos sábados pela Rede Minas tiveram uma hora de duração, e três deles foram destinados a temas especiais como Meio Ambiente, Crise Mundial e Novas Tecnologias. Os programas contaram com a presença de professores de três áreas distintas do conhecimento, e foram traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Reprises

 

As 36 pílulas produzidas para a edição 2012 do Plantão Enem com dicas e repostas referentes aos temas do Exame - Redação, Matemática, Educação Física, Química e Geografia, Biologia e História, Inglês, Espanhol e Física - foram exibidas pela Rede Minas, diariamente entre agosto e novembro, no horário nobre.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: