Em 14/02/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Termina neste domingo, para alegria de muitos, o horário de Verão

Chega ao fim neste domingo o horário de Verão

Chega ao fim neste domingo o horário de Verão

Download

 

É dificil encontrar alguém que goste do horário de Verão, pelo menos em uma conversa informal entre amigos. Mas, pesquisas sérias apontam aprovação do brasileiro á mudança. O fato é que no próximo domingo e após quase quatro meses, o horário de verão terminará à 0h. Os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado do Tocantins, terão que atrasar o relógio em uma hora.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h.

A expectativa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) era economizar R$ 282 milhões. O valor é 56% maior que os R$ 180 milhões economizados no ano passado. O motivo é a menor necessidade de acionamento das usinas térmicas, que custam mais caro para gerar energia do que as hidrelétricas.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: