Em 10/02/2013 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Espontaneidade e participação popular são as marcas do Carnaval em Santana de Cataguases

No sábado à noite o carnaval começou com as tradic

No sábado à noite o carnaval começou com as tradic

Download

 

O carnaval é uma festa popular por essência. E em Santana de Cataguases esta concepção é levada ao pé da letra. O município vizinho está festejando o Reinado de Momo com a população nas ruas, ou melhor, na praça principal da cidade, destino final de todas as atrações ali realizadas. Crianças, jovens, adultos e até mesmo os mais velhos vão até lá, se não para participar da folia, assistir e se divertir com a originalidade de algum folião mais criativo. Um grande palco foi montado onde três bandas se apresentam desde a última sexta-feira, 8, colocando todos para dançar ao som dos ritmos mais quentes da música brasileira.

 

A cultura local traz nesta época do ano os antigos blocos do sujo para as ruas, um grupo de pessoas que adoram Carnaval e que se vestem com trapos ou roupas velhas e saem batucando e cantando; uma espécie de bloco caricato, onde a irreverência é a marca registrada. “Nós valorizamos este tipo de manifestação porque é espontânea e feita por aqueles que amam verdadeiramente o Carnaval”, comentou a prefeita Jucélia Baesso à reportagem do Site.

 

Outra tradição que se fortalece a cada ano, ainda conforme a prefeita, é a apresentação das marchinhas de carnaval. Em Santana de Cataguases, todas as noites, antes do show principal, um grupo de adolescentes e jovens, muitos da própria cidade, sobe ao palco para tocar por quase duas horas este ritmo precursor do carnaval. E, curiosamente, são os mais novos os que mais se divertem ao som de “Mamãe eu Quero” e “Se a Canoa não Virar”, entre outras inesquecíveis e obrigatórias em todo Carnaval.

 

Este ano a Prefeitura, organizadora do Carnaval local, contratou as bandas Kassius, que se apresentou na noite de sexta-feira abrindo a folia; Olhos de Neon, que tocou no sábado e retorna ao palco nesta noite de domingo e, na segunda e terça-feira é a vez da Santorine fazer a alegria do público. Os bailes de carnaval começam sempre por volta das 23:30 horas, logo após a apresentação das marchinhas e não tem hora para acabar. Apesar de avaliar o carnaval da cidade como “muito bom e tipicamente familiar”, a prefeita pretende incrementar a festa nos próximos anos. “A idéia é ter uma programação que atraia o turista sem perder esta característica de folia com segurança e paz”, explicou.

 

Outra atração espontânea do Carnaval de Santana de Cataguases é o Bloco da Farinha, formado por um grupo de amigos e que se sai às ruas sempre aos domingos e na terça-feira de carnaval, entre o final da tarde e início da noite. A brincadeira surgiu com a “turma do Barril”, com um bordão que caracteriza o bloco: “Somos todos farinha do mesmo saco”, unindo as pessoas em uma – literalmente – nuvem branca de farinha. Explica-se: todos os seus integrantes saem cobertos de farinha de trigo e quem tiver na frente também é “premiado” com generosas borrifadas do produto o que deixa também o ar esbranquiçado. Uma alegria só e que vem ganhando novos adeptos a cada ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: