Em 09/02/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Bombeiros investem em prevenção para evitar acidentes e diminuir afogamentos

Mais de 1,2 mil profissionais já estão prontos par

Mais de 1,2 mil profissionais já estão prontos par

Download

Mais de 1,2 mil bombeiros já estão prontos para atuar na Operação Carnaval 2013. Durante os quatro dias de folia, as atividades dos profissionais que passaram por treinamento nesta área serão concentradas na prevenção aos afogamentos e acidentes em represas, rios e lagoas e também nas estradas. O objetivo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais com a ação é garantir mais segurança à população em todo o Estado.

 

A operação foi lançada nesta sexta-feira (08) e vai até a quarta-feira (13). Equipes de bombeiros serão disponibilizadas em lagoas, rios e balneários, com o objetivo de alertar os frequentadores para os riscos de afogamentos. No total, 48 balneários serão monitorados.

 

Nas principais rodovias que cortam Minas Gerais, serão instalados 60 pontos-base. Viaturas do Corpo de Bombeiros permanecerão em pontos estratégicos para facilitar o acesso e diminuir o tempo de atendimento às ocorrências. Em locais com grande concentração de pessoas, como nas cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina, os bombeiros executarão atividades preventivas contra incêndio e pânico, além de vistoriar, previamente, todas as estruturas montadas.

 

Reforço em vários pontos do Estado

 

A região de Montes Claros, no Norte de Minas, vai receber um reforço especial de equipes do Batalhão Emergencial de Meio Ambiente, com um esquema especial de atendimento às cidades de Diamantina, Serro e Monjolos. Em outras cidades históricas, além das equipes operacionais, militares da área administrativa também reforçarão o efetivo.

 

Na represa Várzea das Flores, na região metropolitana de Belo Horizonte, a operação Veranico, desenvolvida durante todo o verão nos finais de semana, será intensificada com a presença de pontos de apoio e equipes preparadas para atuar no local, durante todo o período de folia.

 

Além de 400 viaturas para atendimento em terra, a Operação Carnaval vai contar com o apoio de dois helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas. De acordo com o comandante operacional, coronel Marcello Tadeu, haverá uma atenção especial para a represa de Furnas e a Serra do Cipó, locais que recebem grande quantidade de visitantes nessa época do ano.

 

“A nossa mensagem para a população é que evite dirigir ao ingerir bebidas alcóolicas e que sempre procure locais onde haja a presença de bombeiros para nadar. Esse alerta é direcionado a todos, principalmente aos jovens. Se tomarmos os cuidados necessários, a diversão torna-se mais segura”, alerta o coronel Tadeu.

 

Dicas para evitar problemas

 

Os afogamentos, comuns nessa época do ano, podem ser evitados com pequenos cuidados. Escolha sempre locais conhecidos para nadar e procure sempre ir acompanhado. Respeite as placas de proibição e, principalmente, não nade após ingerir bebida alcoólica. Se avistar alguém se afogando, não entre na água para realizar o salvamento se não for habilitado para isso. Prefira lançar objetos na água que servirão de apoio para a vítima.

 

Para garantir a segurança nas estradas, faça uma revisão cuidadosa no carro antes de viajar. É importante respeitar a sinalização e evitar ultrapassagens perigosas. Se for beber, evite dirigir. Em caso de emergências, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: