Em 02/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mineirão terá esquema especial de segurança para o clássico de domingo

Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, briga

Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, briga

Download

 

Para o maior evento do futebol mineiro e um dos maiores clássicos do Brasil, a partida entre Cruzeiro e Atlético contará com um grande esquema de segurança. O evento marcará a reabertura de jogos no Mineirão no próximo domingo (03).

Governo de Minas escalou um time com diversos órgãos a fim de garantir um evento de paz e com muita segurança para toda família. Para isso, o Estado conta com a união de esforços das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, de seguranças particulares e brigadistas, além de profissionais da saúde e de atendimento ao torcedor.

O governador Antonio Anastasia faz um apelo para que o clássico aconteça em um clima de paz. “O futebol tem de ser alegria, tem de ser esporte, tem de ser futuro, esperança e não tragédia, luta ou briga. Eu tenho falado muito, até em razão da volta do Mineirão, do próximo jogo domingo entre Cruzeiro e Atlético, da necessidade de nós termos um padrão internacional aqui, um jogo com calma e tranquilidade. Vamos ter agora um equipamento do padrão FIFA, que está sendo colocado à disposição dos torcedores e que tem de ser cuidado. Vamos sempre fazer esse apelo, esse pedido para que haja paz nos estádios. Para que torçam, mas torçam de maneira respeitosa”, conclama o governador.

Mais de 1.200 policiais militares vão atuar diretamente no evento. Serão 735 militares mobilizados na área externa do Mineirão, mais 494 policiais internos. A eles se juntarão outros 676 seguranças privados que vão garantir a segurança dos torcedores. Os militares já fizeram o reconhecimento do estádio. Para o clássico, o efetivo contará com cães farejadores e cavalaria montada, além dos equipamentos apropriados para esse tipo de operação de segurança.

Além disso, o Mineirão conta com o centro de controle de operações próprio no qual serão monitoradas todas as câmeras de segurança, iluminação, alarmes, telão, ar condicionado e sistema de tecnologia da informação. Ao todo são 364 câmeras espalhadas por todo o complexo, sendo 90 com opções de zoom móvel, o que garantirá que, de forma rápida, qualquer situação suspeita seja rapidamente diagnosticada.

Casos de brigas ou delitos poderão ser encaminhados de forma rápida à Polícia Civil. A partir de agora médicos legistas e peritos criminais estarão na equipe de 43 policiais, integrada ainda por escrivães e investigadores, além do delegado.

"Com esses profissionais, teremos condições de dar uma resposta imediata aos eventuais crimes e desvios cometidos dentro do estádio. Poderemos fazer ali mesmo exame de corpo de delito e as perícias necessárias para o trabalho de Polícia Judiciária", explica o delegado Felipe Falles, responsável pela delegacia do Mineirão.

A Polícia Civil já estará atuando de acordo com o modelo estipulado no planejamento operacional para eventos internacionais. A sede funcional da delegacia no Mineirão é integrada ao espaço reservado aos demais órgãos de Defesa Social, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Bombeiros e brigadistas de prontidão

No intuito de atender qualquer incidente ou situação de anomalia, o Mineirão conta também com um esquema de segurança e saída rápida de torcedores. Mais de 100 bombeiros militares atuarão dentro e fora do estádio, que também contará com a presença de outros 125 brigadistas.

São cerca de 130 hidrantes, 48 portões de saída com 5 metros de largura cada. Na arquibancada superior são 22 saídas, além de 13 das  arquibancadas inferiores. O novo Mineirão conta ainda com 2 tuneis para veículos e ambulâncias com acesso ao gramado. Para garantir ainda mais segurança aos torcedores, nas cozinhas dos bares e lanchonetes foram instalados sistemas elétricos e não a gás.

“O Mineirão foi um estádio concebido com base em uma norma internacional que atende aos parâmetros europeus. Os materiais de acabamento são controlados, pelas normas nós exigimos cadeiras, por exemplo, que não são inflamáveis. Há ponto de pouso de aeronave, diversos postos médicos, sistema de detecção de incêndio, sistema de alarmes de incêndio”, afirma o tenente Vitor Leite, da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, um dos responsáveis pelo acompanhamento dos equipamentos de segurança do estádio desde o início da sua reforma.

Segundo o tenente, a preparação do estádio superou as exigências da FIFA. “Fizemos algo até um pouco superdimensionado. As normas internacionais exigem a evacuação em até oito minutos; nós planejamos para seis minutos e hoje conseguimos evacuar todo o estádio em até cinco minutos. Além disso, a reserva de água é muito superior à exigida. As bombas de incêndio funcionam em um sistema elétrico e, caso falte luz, também há as bombas a diesel”, explica.

Atendimento médico reforçado

A garantia da saúde de atletas e torcedores também é uma preocupação da operação de segurança para o clássico de domingo. Além do posto de atendimento médico central, próximo ao hall principal do estádio, com acesso pela Avenida Abraão Caram, serão colocadas oito ambulância espalhadas por diversos setores do estádio. Destas, cinco são UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) móveis. Quatro delas estarão na esplanada (N,S,L e O), uma no túnel de acesso ao campo, setor norte, e mais três em condições de deslocamento imediato no posto médico central.

Caso haja deslocamento de alguma das cinco ambulâncias, as outras três localizadas no posto central farão a imediata substituição das que estiverem sendo usadas. Todas as ambulâncias são equipadas de acordo com as determinações da portaria 20.408 do Ministério da Saúde.

As ambulâncias terão um médico em cada uma. Também vão trabalhar em cada uma delas, um enfermeiro de nível superior e um motorista com curso de primeiros socorros. Serão oito médicos, 16 enfermeiros e oito motoristas em serviço no clássico, além do pessoal de apoio administrativo no pronto atendimento. Além deles, serão espalhadas por todo o estádio 378 profissionais identificados que vão estar à disposição para atendimento do torcedor.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: