Em 02/02/2013 às 09h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Diversos órgãos do Governo de Minas trabalham para dar mais segurança aos foliões no Carnaval

Festa do Momo é tempo de alegria, mas também exige

Festa do Momo é tempo de alegria, mas também exige

Download

O Carnaval é a maior festa popular do país e também tem uma grande expressividade em Minas Gerais. Neste ano, a folia acontece de 9 a 12 de fevereiro. Para celebrar a data festiva, o Governo de Minas, com a adesão e a presença de seus órgãos e secretarias, lançará o calendário oficial do Carnaval das Cidades de Minas Gerais na próxima quarta-feira (6), na Cidade Administrativa.

Com o feriado prolongado, a previsão é de que as rodovias que cortam o Estado, sobretudo aquelas que levam ao litoral e às cidades históricas, recebam um grande volume de veículos, o que exigirá paciência e cuidado dos motoristas.

Blitz educativa

Para alertar sobre os perigos do trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) irá realizar uma blitz educativa, na próxima sexta-feira (8), das 9h às 11h30, nas principais rodovias do Estado.

Ao todo, 40 equipes multidisciplinares serão mobilizadas. Além de técnicos e educadores do DER/MG, também participarão da ação instituições parcerias, como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Hemominas. Durante a blitz serão distribuídos folhetos e os condutores e passageiros serão alertados quanto ao respeito às leis de trânsito.

“Passamos orientações básicas. São pequenas falas para não atrapalhar a viagem das pessoas. Mas é o suficiente para orientá-las sobre alguns aspectos, como o uso do cinto de segurança. Cerca de 70% das pessoas não usam o cinto no banco de trás, o que é imprescindível”, alerta a gerente de educação para o trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni.

Bebida e direção, excesso de velocidade, os cuidados com o transporte de crianças e a atenção redobrada em trechos com chuvas também são temas que estarão presentes na ação educativa.

Antes de começar a viagem, é recomendável realizar a revisão do automóvel e observar o estado dos equipamentos obrigatórios, como o extintor de incêndio. Os motoristas podem checar no site www.der.mg.gov.br as condições das estradas. Os telefones 155 e (31) 3303-7999 também estarão disponíveis.

Para quem for fretar transporte, deve verificar se a empresa está devidamente cadastrada em uma das 40 coordenadorias do DER/MG espalhadas pelo território mineiro. Em Belo Horizonte, poderá ligar para (31)3235-1168.

Hospitais preparados

No dia 31 de janeiro, o Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, lançou uma ampla campanha para a conscientização da população e consequente prevenção de possíveis acidentes durante o carnaval. 

Segundo o diretor do hospital, Antônio Penido, durante o carnaval há um aumento da demanda por atendimento em torno de 30%. No entanto, neste ano, devido à maior ocorrência de chuvas, é esperado um aumento de casos acima da média.

Cuidados com a rede elétrica

Nesta época do ano, também são recorrentes os acidentes com a rede elétrica, que podem levar à morte. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta aos foliões e à população sobre os riscos envolvidos neste tema.

“Pedimos aos foliões que não joguem objetos sobre a rede elétrica. A maioria deles conduz eletricidade e, com isso, as pessoas podem sofrer choques”, recomenda o engenheiro de normalização e tecnologia da Cemig, Demétrio Venício Aguiar.

Devido à altura, próxima da rede de energia, os trios elétricos e os palanques merecem cuidado especial. Estes últimos contam, ainda, com uma agravante, que é a possibilidade de existir redes elétricas subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.

O engenheiro também destaca que as ligações provisórias só podem ser feitas por profissionais qualificados e com a autorização da Cemig. “Instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e refrigeração, devem ficar distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água”, comenta Demétrio.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.

Para evitar afogamentos

Com o objetivo de reduzir o número de afogamentos em lagoas, represas e cachoeiras no Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais participaram, em janeiro, de um treinamento de reciclagem.

Foram ministradas aulas práticas, na piscina, com técnicas de salvamento, aproximação e abordagem da vítima e os primeiros socorros a serem prestados. Participaram da iniciativa 29 bombeiros, lotados no 3° Batalhão, em Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em casos de salvamento de afogados, é preciso ser habilitado, com o conhecimento de técnicas específicas. Eles alertam que não é recomendável que pessoas sem essa habilitação tentem retirar a pessoa da água, pois ela pode se tornar uma nova vítima.

Em caso de emergência, ligue para o 193.

Prevenção às DSTs

O Carnaval, aliado ao consumo abusivo de álcool, também tornam as pessoas mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) traz o preservativo como o protagonista da sua campanha educativa, chamando a atenção da população para a importância de seu uso em todas as relações sexuais, como única maneira de se proteger da Aids e outras doenças.

A campanha será trabalhada pelo órgão em várias mídias. Nas rádios, por exemplo, será tocada uma marchinha de Carnaval que fala da importância do uso da camisinha. A SES-MG fará, ainda, uma blitz em parceria com a Policia Militar nas entradas das cidades mais visitadas durante o Carnaval, distribuindo folhetos e preservativos.

Carnaval na Rede Minas

Quem não quiser sair de casa pode conferir a cobertura do Carnaval pela Rede Minas. A emissora criou uma identidade visual e várias vinhetas. Durante as transmissões ao vivo e reportagens, a marca do Carnaval entrará entre os flashes da programação.

A emissora exibirá as principais festas da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em sua programação. Nos dias 11 e 12, a Rede Minas estará em Ouro Preto, transmitindo flashes da folia na cidade histórica para Minas e o Brasil.

O programa Agenda vai exibir, ao longo desta semana, uma série com alguns blocos de carnaval de rua de Belo Horizonte, entre eles  “A santê e os inocentes", "Corte devassa" e "Baque de mina".

Mascote da Rede Minas, o “Blangastramonga” entra na folia durante a programação infantil, animando a criançada. Ele aparece em seis vídeos, ao som de marchinhas. Em todas as chamadas, o Blanga se fantasia e convida a criançada a participar da festa.

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: