Em 01/02/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Arquivo Histórico de Ubá Resgata Memória do Carnaval

Banda Filarmônica Em Boca Dura de 1966, no CVarnav

Banda Filarmônica Em Boca Dura de 1966, no CVarnav

Download

 

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Arquivo Histórico da Cidade de Ubá – AHCUBA, aproveitando o ensejo da proximidade do carnaval, busca resgatar um pouco da história carnavalesca de nossa cidade.

 

No ano de 2010, o AHCUBA já havia promovido um resgate destas memórias, disponibilizando a todos os cidadãos um vídeo intitulado ”Velhos Tempos, Antigos Carnavais”, contendo fotografias históricas relacionadas ao antigo carnaval ubaense. Este vídeo ainda pode ser apreciado no endereço virtual da Prefeitura Municipal de Ubá: www.uba.mg.gov.br. Em razão do sucesso alcançado em 2010, para o carnaval de 2013 o Arquivo Histórico preparou uma exposição virtual contendo 56 imagens, entre fotos e recortes de jornais, com a temática: “Velhos Tempos, Antigos Carnavais II”.

 

Um dos destaques da Exposição é uma curiosa foto de 1966, que mostra o Bloco Em Boca Dura no tempo em que Zé Rinaldi, um barbeiro da cidade, desfilava dentro de um caixão,  se fingindo de morto, enquanto alguns homens, vestidos de mulher, com roupas de luto e travesseiros na barriga, seguiam o bloco se fingindo de viúvas.

 

O Bloco Em Boca Dura foi fundado em 1952 e teve o seu primeiro desfile nas ruas de Ubá no dia 14 de fevereiro do referido ano. Na ocasião, jovens amigos com o intuito de se divertir,  reuniram para fingir que sabiam tocar instrumentos musicais. Bastante irreverente, o bloco dividia-se em “departamentos”, que aumentavam a cada ano. Certa vez, após o consumo de diversas doses de bebidas alcoólicas, os fogueteiros do bloco, bastante embriagados, soltaram fogos que acabaram por incendiar uma antiga casa. Tal fato ocasionou, no ano seguinte, a criação de um “departamento” com pessoas fantasiadas com roupas de bombeiro, sendo que os uniformes eram originais! No final do desfile, todos foram presos pela polícia, por tratar-se de vestimenta de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros. O incidente não foi suficiente para abalar os foliões e, no ano que sucedeu a detenção, o “departamento” criado foi o de pessoas fantasiadas de advogados para “soltar” todos os que fossem presos.

 

Aos poucos, a banda foi se tornando tradicional, atraindo foliões curiosos de outras cidades e até mesmo do exterior, em busca da alegria e irreverência que corria pelas ruas de Ubá. De grande importância cultural, a Filarmônica Em Boca Dura foi à pioneira do gênero ao redor do mundo, sendo reconhecidamente fonte de inspiração para diversas outras bandas, inclusive para a notória Banda de Ipanema, da cidade do Rio de Janeiro.

 

A exposição “Velhos Tempos, Antigos Carnavais II” traz, também, importantes documentos históricos, entre os quais nota jornalística, da edição de nº 2396 (de 17/03/1985) do Jornal Cidade de Ubá, informando sobre a mudança do trajeto das Escolas de Samba, da Praça São Januário para a Avenida Cristiano Roças. O novo trajeto teve como decoração o tema “Oba! Ary é Ubá!”, em uma bela homenagem a Ary Barroso.

 

Entre os dias 28 de janeiro e 14 de fevereiro, o Arquivo Histórico também estará expondo no prédio da Rodoviária de Ubá, na Av. Com. Jacinto S. S. Lima, s/n - Centro, o projeto “Colcha da Memória”, com o tema carnaval, consistente na reunião de variadas cópias fotográficas (contendo informações sobre personalidades ubaenses, eventos culturais e momentos históricos), colocadas em bolsos de retalhos coloridos de uma colcha de tecido cru, que encontrar-se-á afixada próxima às plataformas de embarque e desembarque de passageiros, de modo a permitir que os amantes do carnaval conheçam um pouco mais sobre essa encantadora festa, podendo, inclusive, escolher uma ou mais cópias de fotos e textos, retirando-as do bolso e levando-as para casa consigo. O AHCUBA ainda convida todos para uma visita à nossa sede, situada na rua Santo Antônio, 309 – Centro, para apreciação de um interessante painel contendo fotografias impressas de antigos carnavais.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: