Em 30/01/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Trabalhadores de Uberlândia recebem certificação profissional

Ao todo, 150 alunos se formaram nos cursos de qual

Ao todo, 150 alunos se formaram nos cursos de qual

Download

 

 

secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, participou, nesta terça-feira (29), da formatura de 150 alunos dos cursos de qualificação em Mototáxi e Motofrete, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, promovidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O curso atende à Resolução 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui, a partir do dia 2 de fevereiro, curso especializado obrigatório destinado aos mototaxistas e motofretistas. De acordo com a Lei 12.009, para o exercício do mototáxi e do motofrete, o profissional precisa ser aprovado no curso especializado, ter completado 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A” e utilizar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos.

O secretário Hélio Rabelo destacou a importância das parcerias firmadas pela Sete para oferecer cursos de qualificação em diversas áreas do conhecimento e colocação dos profissionais no mercado de trabalho. O secretário também anunciou a oferta de mais 300 vagas para os cursos de Mototáxi e Motofrete em 2013.

“Estamos muito satisfeitos com o que vemos aqui. Profissionais conscientes do seu papel na sociedade, capacitados para transportar, com segurança, pessoas, objetos, valores, remédios, enfim, trabalhadores que sustentam suas famílias com dignidade e que prestam serviços de grande importância. Vamos qualificar quantos profissionais nos procurarem, quantos forem necessários”, afirmou.

Os alunos, além da certificação gratuita e material didático, também receberam vale-transporte e lanche, durante as 30 horas de aulas do curso de Mototáxi, 10 complementares do curso de Motofrete e ainda 40 horas do curso de Competências Básicas para o Trabalho.

Em 2012, o curso foi ofertado a 25 trabalhadores uberlandenses, num projeto piloto da Sete, que está capacitando outros 150 em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e com inscrições abertas para mais 150 na Capital.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego também anunciou a criação de um projeto para oferecer microcrédito aos mototaxistas, motofretistas e motoboys de Uberlândia, para que possam investir nos equipamentos de segurança e motocicletas. “Temos o programa de microcrédito para pequenos empreendedores. Por que não expandi-lo, alcançando esses trabalhadores? Quando unimos esforços e vontade de trabalhar os resultados aparecem. Vamos nos debruçar sobre esse projeto e fazê-lo virar realidade”, concluiu.

Também participaram do evento o deputado estadual, Tenente Lúcio; o presidente da Câmara de Vereadores de Uberlândia, Márcio Nobre; a diretora do Sest/Senat, Rosânia divina de Medeiros; o superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da Sete, Bruno Dias Magalhães; o diretor regional da Sete, Sandoval Pinheiro Machado; e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Uberlândia, Eliomar Cândido "Bozó".

Parceria na qualificação de jovens

Na segunda-feira (28), o secretário também participou, em Uberlândia, da formatura de 300 alunos do Programa Elos dos Conhecimento, da empresa Algar Tecnologia. O programa, parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, oferece qualificação profissional gratuita a jovens que estão cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Com foco em empreendedorismo, os alunos recebem instruções e orientações necessárias para auxiliá-los na busca por oportunidades de trabalho. Em dois anos de existência, o programa capacitou mais de mil alunos e aproximadamente 50% foram contratados pela Algar Tecnologia.

Fonte: Agência Minas

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: