Em 30/01/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Profissionais de Saúde em Cataguases se reúnem para fortalecer a rede de apoio ao cidadão

Os profissionais de saúde do município tiraram dúv

Os profissionais de saúde do município tiraram dúv

Download

 

A Coordenadoria Municipal de Vigilância Sanitária promoveu uma reunião com representantes das diversas áreas de saúde em Cataguases nesta manhã de quarta-feira, 30, para passar informações e fortalecer a rede de apoio ao cidadão, tendo em vista a troca de vários técnicos nos diversos setores da saúde municipal. Também participaram do encontro prestando esclarecimentos a coordenadora de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais do município, Tairises da Silva Roque, sobre violência sexual, e a advogada da Casa de Maria, Roberta Cabral, que abordou a violência doméstica. Foram abordados também assuntos relacionados ao funcionamento e à organização desses setores.

 

Tairises abriu a reunião falando sobre os procedimentos a serem adotados nos casos de violência sexual. Ela disse que o atendimento a estas vítimas deve ser feito acompanhado da Polícia que fará um Boletim de Ocorrência e o delegado emitirá uma guia e então deve-se encaminhar a pessoa até o Hospital de Pronto Socorro, em Juiz de Fora, entre outras ações. E lembrou: “a vítima não pode trocar de roupa nem tomar banho até ser atendida por um ginecologista”. Tairises também falou sobre como proceder em casos de exposição ocupacional e material biológico.

 

Em seguida, a advogada Roberta Cabral, da Casa de Maria, explicou os procedimentos em casos de violência sexual e doméstica prestados por aquela instituição. Ela foi enfática ao dize caso o médico se recuse a examinar a vítima e atestar a violência, “ele deve ser denunciado por omissão de socorro”. Roberta disse ainda que as mulheres são as maiores vítimas de violência doméstica e que este tipo de agressão se repete “podendo acontecer durante vários anos” e que os profissionais que atuam nesta área devem estar atentos para oferecer à elas acompanhamento através de assistente social e de um psicólogo.

 

A última a fazer suas considerações foi a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Roseli Batista Ferreira. Ela reiterou a importância do trabalho do setor para a população e revelou que seu setor fiscaliza “todos os mais de 1500 estabelecimentos do município, exceto o Hospital, que é de responsabilidade da Regional”. Disse sobre o trabalho educativo que vem desenvolvendo junto aos comerciantes que vão trabalhar durante o carnaval e que toda e qualquer dúvida sobre procedimentos de higiene e saúde, todos os profissionais podem fazer contato com o setor no sentido de esclarecê-las. Participaram do evento cerca de vinte profissionais do Hospital de Cataguases, Policlínica Municipal e Postos de Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: