Em 29/01/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governador lança programa que entrega medicamentos gratuitamente em domicílios

Programa Farmácia em Casa oferecerá remédios para

Programa Farmácia em Casa oferecerá remédios para

Download

 

O governador Antonio Anastasia lançou oficialmente nesta terça-feira (29) o Programa Farmácia de Minas em Casa, cujo objetivo é entregar gratuitamente em domicílio medicamentos para pacientes portadores de asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), dislipidemia (alterações graves de colesterol, doença de Gaucher) e esclerose lateral amiotrófica. Inicialmente, serão atendidos pacientes residentes em Belo Horizonte, Contagem e Betim, e os inscritos no Programa de Medicamentos de Alto Custo. Gradativamente, o programa será estendido para outros municípios.

Outro serviço será a orientação sobre uso de medicamentos que será feita por meio do call center 155. O objetivo é oferecer mais informações, conforto e segurança àqueles que solicitam e recebem medicamentos nas farmácias das regionais de Saúde do Estado, bem como à comunidade em geral.

Durante a solenidade, o governador assina despacho determinando à Secretaria de Estado de Saúde(SES-MG) que priorize a regulamentação da entrega de medicamentos em domicílio, no âmbito do Programa Farmácia em Casa, com a inclusão de medicamentos destinados ao tratamento do mal de Alzheimer e da doença de Parkinson. Para pacientes com o mal Alzheimer serão disponibilizados os medicamentos Donepezila, Galantamina, Rivastigmina. Para o tratamento da doença de Parkinson, Amantadina, Entacapona, Pramipexol, Selegilina. Tolcapona e Triexifenidil. 

Só em 2011, em todo o Estado, foram investidos aproximadamente R$ 214 milhões nas ações de assistência farmacêutica.

Call Center

O Disque 155, serviço telefônico gratuito, estará disponível a qualquer cidadão que deseje obter informações, tirar dúvidas sobre medicamentos ou falar com um farmacêutico, além de orientar sobre a documentação necessária para solicitar medicamentos de alto custo e o andamento da sua solicitação. O sistema funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 7h as 20h. Até o momento, foram realizados cerca de 6 mil atendimentos.

Entrega domiciliar

Com o serviço de entrega em domicílio a estimativa é de que ocorra uma redução de até 40 por cento no atendimento presencial realizado na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. A meta da primeira etapa é realizar 350 atendimentos por dia, beneficiando mais de 9.000 pessoas.

Para se inscrever no programa e receber o remédio no domicílio, o usuário precisa assinar um termo de adesão, que pode ser solicitado por meio do Disque 155 ou na Farmácia da Regional, no bairro Santa Efigênia. Há também a busca ativa por esses pacientes feita pelo próprio call center.

Apenas os beneficiários do programa ou indicados por eles poderão receber os medicamentos e assinar os recibos, desde que sejam maiores de idade. A entrega só acontecerá mediante a apresentação de um documento de identificação oficial do paciente ou de seu responsável. Em caso de ausência do responsável pelo recebimento dos medicamentos, um novo agendamento da entrega deverá ser realizado pelo Disque 155.

Fonte: Agência Minas

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: