Em 24/01/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pretende aumentar a coleta seletiva de resíduos

Em Cataguases a Associação dos Catadores separa o

Em Cataguases a Associação dos Catadores separa o

Download

 

Texto e foto: Paulo Victor Rocha

 

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, recebeu na manhã desta quarta-feira, 23, a reportagem do site, quando falou sobre as ações que já estão sendo adotadas. Ele revelou que vai expandir a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos a partir de fevereiro, uma vez que o trabalho é realizado no Bairro Bandeirantes e em algumas empresas no município que geram resíduos passíveis de serem reaproveitados.

 

José de Alencar explicou que “a questão não é a seletividade dos resíduos, pois cada lar pode separar seu próprio lixo, o problema é a coleta, porque só temos um caminhão para fazer este tipo de trabalho duaz vezes por semana, e o lixo separado ocupa muito espaço”. “Então, a grande preocupação é melhorar a coleta, para que se tenha um reaproveitamento maior”, afirmou.

 

Segundo o Secretário, “a cidade produz quarenta e sete toneladas de lixo por dia, em média, mas apenas nove são reaproveitadas por mês, através deste processo de coleta seletiva”. José de Alencar também explicou que após o lixo ser separado nas residências, o caminhão faz a coleta e leva a parte a ser reciclada para a Associação dos Catadores de Cataguases, que, através de seus membros, faz a triagem do material, separando-o de acordo com sua natureza (papel, plástico, metal etc). “Feito isto, o resíduo orgânico é encaminhado para o aterro sanitário”, explicou José de Alencar, que também destacou a importância ambiental, social e econômica que a reciclagem possui, uma vez que “faz economizar matéria prima, diminui os riscos de poluição e é fonte de renda para os trabalhadores envolvidos no processo”.

 

Sobre outros projetos a serem desenvolvidos pela Pasta, o secretário afirmou que está fazendo o levantamento dos problemas, que, segundo ele, “são muitos, pois existem os referentes à Agricultura e os de caráter ambiental”, mas revelou que “só após o diagnóstico da situação é que poderemos traçar projetos mais específicos, de acordo com a necessidade do Município”. Adiantou, porém, que já está contratando um Veterinário para dar suporte aos produtores locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: