Em 22/01/2013 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário de Saúde reafirma ações no combate à dengue em Minas

A próxima ação no combate à dengue foi anunciada p

A próxima ação no combate à dengue foi anunciada p

Download

 

Durante a Reunião Mensal do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamentos à Dengue, realizada na tarde desta terça-feira (22), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, reafirmou a continuidade das ações para enfrentamento à dengue em Minas.

“Minas está em alerta, mesmo com a redução da mortalidade por dengue nos últimos anos, o nosso esforço continua no combate ao mosquito. Não haverá restrições orçamentárias do Governo de Minas para frear a proliferação do Aedes Aegyptie otimizar a assistência para a população contaminada. Iniciamos ações nos eixos da mobilização social,  da assistência e vigilância. Estamos fazendo uma forte convocação às autoridades municipais e, também, a toda a população para que entrem nessa luta contra a dengue. Lembrando que a maioria dos criadouros está nos domicílios”, afirmou Antônio Jorge.

A próxima ação no combate à dengue foi anunciada para as cidades do Triângulo Mineiro (Uberaba, Veríssimo, Delta e Iturama). Está prevista para quinta-feira (24) o deslocamento da equipe da Força Tarefa e mobilizadores, que irão iniciar o controle do vetor e orientar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Comitê

O comitê, que existe desde de 2010, reúne integrantes de vários setores governamentais  que buscam contribuir no combate à doença. As reuniões, que acontecem com regularidade, buscam discutir ações intersetoriais para o combate ao vetor. “Durante as reuniões, buscamos capilarizar as ações de mobilização juntamente com a Assistência Social, Educação, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e outras pastas, para o combate à dengue. Diante das situações alarmantes em algumas regiões do Estado, estudamos ações, que juntamente com o somatório de esforços dos órgãos de governo aumentam o apoio aos municípios”, finalizou Antônio Jorge.

Ações contra dengue em Minas

Devido ao aumento do número de casos nesse início de ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensificou as ações de combate à dengue em vários municípios do Estado. Os municípios do Norte de Minas (Pirapora, Ibiaí e Buritizeiro), Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Periquito) e Vale do Mucuri (Águas Formosas, Crisólita e Pavão), que apresentaram maiores índices da doença, receberam a equipe da Força Tarefa. Com mais de 280 agentes, a Força Tarefa realiza, por meio do dengue móvel, a troca de pneus, garrafas pet e latas por material escolar.

De 1º de janeiro até o momento, foram removidos mais de 2,5 milhões de focos do mosquito transmissor da doença, oAedes Aegypti. Entre as ações estão, também, os Dengômetros - postos fixos de orientação à população sobre a doença -, formas de prevenção, sintomas e tratamento.

Outra iniciativa do Governo de Minas foi a instalação de unidades de hidratação, que passaram a funcionar a partir do dia 11/01. O Estado também está contratando recursos humanos e disponibilizando medicamentos, equipamentos, além de pagar recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais referência nas regiões.

No inicio do mês, a SES/MG abriu inscrições para médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais voluntários atuarem na Força Estadual de Saúde. Criada em janeiro de 2012 para apoio às vítimas das chuvas, agora ela dá apoio às regiões de maior notificação da doença e já tem 900 profissionais cadastrados.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: