Em 22/01/2013 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Pão de queijo compõe as mesas dos convidados do Madrid Fusión

O mais popular sabor mineiro é o tema do terceiro

O mais popular sabor mineiro é o tema do terceiro

Download

 

O mais popular sabor mineiro, o pão de queijo, foi levado pelos chefs convidados ao festival Madrid Fusión como um dos destaques da culinária de Minas Gerais. Um dos principais representantes da cultura mineira é quitanda dos tempos antigos, consumida primeiramente nas fazendas que tinham fartura de leite e, claro, de queijo. No Madrid Fusión, maior evento gastronômico do mundo, a iguaria foi servida no coquetel de abertura.

A mistura, que é o tema do terceiro vídeo da série “Minas, o estado da gastronomia”, leva basicamente queijo, polvilho e ovos. A iguaria atravessou séculos e hoje faz parte do cardápio diário de muita gente, desde pequenas lanchonetes até hotéis de luxo em todo o Estado e fora dele.

Em um estabelecimento cinco estrelas de Belo Horizonte, o pão de queijo é servido em todas as refeições. “O pão de queijo aqui é feito 24 horas. Qualquer hóspede que queira comer basta pedir”, diz o chef de cozinha do hotel, Juliano Marques.

De produto artesanal feito à mão nas fazendas, o pão de queijo passou hoje ao status de um produto industrial, consumido em larga escala. Uma fábrica de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) existe há 20 anos e detém 44% do mercado nacional de pão de queijo, sendo comercializando principalmente para a região Sudeste do país.

Mas o produto atravessou as fronteiras e as exportações representam hoje 8% das vendas da fábrica. Ele é comercializado na Europa, Estados Unidos e em outros países da América do Sul. Em cinco anos, a empresa estima que as vendas para o exterior representem 30% do faturamento.

Segundo o diretor de marketing da companhia, Ricardo de Oliveira Machado, o produto é bem aceito e começa a se tornar conhecido. “Hoje, nos principais mercados do mundo, o pão de queijo ainda é um produto étnico, mais consumido por latinos e brasileiros. Nosso desafio é romper essa barreira, fazer com que nos EUA seja um produto que vai pra mesa do americano, ou na Europa, do europeu. A nossa visão empresarial é globalizar o pão de queijo, como aconteceu com a pizza e a massa italiana”, explica Machado.

Clique no vídeo ao lado para assistir à reportagem especial da Agência Minas e conhecer mais sobre esta iguaria.

O festival Madrid Fusión acontece de 21 a 23 de janeiro, na capital espanhola. Este ano, a culinária de Minas Gerais foi escolhida para representar o Brasil e ser homenageada no encontro.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: