Em 21/01/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Por Paulo Victor Rocha
A coordenadora do programa municipal “Adolescente Cidadão”, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases, Carmem Lúcia Pinto, em entrevista à reportagem deste Site, destacou importância social daquela iniciativa na vida dos jovens. O “Adolescente Cidadão” é a evolução da antiga Guarda Mirim que nos anos 80 deu oportunidade a centenas de adolescentes a conseguirem o primeiro emprego mediante um bom rendimento escolar e, ainda, participando de cursos profissionalizantes de curta duração.
Hoje, sob novo nome e mais amplo, o programa conta com o apoio do Rotary Clube de Cataguases, parceiro da Prefeitura e contempla muitos jovens, com idade entre 16 e 18 anos, que são empregados em empresas da cidade para trabalharem em meio expediente. Além disso, eles fazem cursos de aperfeiçoamento no SENAI criados especificamente para atender à suas necessidades. “Temos os cursos de Relações Humanas, Atendimento ao Público, Rotinas Administrativas, Profissional em Marketing e Política Pública Social”. E completou: “a cada ano fazemos atualização destes cursos ou substituímos por outros, de acordo com a necessidade dos adolescentes”, revelou Carmem Lúcia.
A meta, agora, conta Carmem, é sensibilizar as empresas a abrirem espaço para estes adolescentes fazendo com que o programa “cresça ainda mais”, disse. “Queremos que elas se voltem para o lado social dando-nos este apoio. Cada jovem que ingressar no ‘Adolescente Cidadão’ será um a menos na rua ocioso ou correndo o risco de ser arrastado para o mundo das drogas. Além disso, ele vai receber uma formação humana que o levará a ser um cidadão responsável e um profissional sério”, acrescentou. “Por isso, estamos pedindo o apoio das empresas, as quais devem pensar no bem que farão a esses adolescentes, preparando-os para o exercício da cidadania”, finalizou a coordenadora.
O objetivo do projeto é capacitar os jovens para o mercado de trabalho, através do contato direto e diário nas empresas. O programa viabiliza, também, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, oportunidades para os jovens que já participam do “Projovem Adolescente”, programa do governo federal que acolhe jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também àqueles em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fotos: Paulo Victor Rocha e Programa Adolescente Cidadão