Em 16/01/2013 às 20h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

O carnaval da Zona da Mata revelado através das lentes

Download

 

Fotos e vídeos estão na exposição que conta a história do carnaval na Zona da Mata de Minas Gerais. Com o patrocínio da Energisa, a mostra ¨Memória do Carnaval¨ faz um passeio por diversas cidades da região e apresenta cerca de cem (100) fotografias, tiradas em diversos momentos da festa, que é considerada a mais popular, animada e representativa do mundo. A exposição começa no dia 25 de janeiro e prossegue até 10 de abril, no Museu Energisa (Av. Astolfo Dutra, 41-Centro-Cataguases-MG), nos horários de 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.

As fotografias fazem parte do acervo do Centro de Memória da Zona da Mata, que funciona no Museu Energisa, e de acordo com o curador Henrique Frade, esse projeto ganha corpo através de imagens, sons, cores e formas, além de estimular os moradores da região a conhecer mais o lugar onde vivem. ¨O Centro de Memória contribui para que a população se reconheça através das fotografias antigas e de relatos dos habitantes. Ampliar o conhecimento histórico-cultural de uma comunidade beneficia a todos. Afinal a história do povo define a vocação do lugar.¨, completa Henrique Frade.

Além de fotografias, a exposição apresenta vídeos novos e antigos, depoimentos e reportagens de jornais, que revelam ainda mais o carnaval da Zona da Mata.

Além de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Rio Novo, Ubá, São João Nepomuceno e outras cidades da região estão retratadas na mostra ¨Memória do Carnaval¨.

A Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é a responsável pelo Museu Energisa e Centro de Memória da Zona Mata e tem a Energisa como empresa mantenedora.

 

 

 

Texto: Fernanda Brasileiro, assessora de Comunicação da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho

Fotos: Acervo da FCOJB

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: