Em 11/12/2012 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo de Minas combate surto de dengue no Vale do Aço

Secretário de Saúde, Antônio Jorge, anuncia novos

Secretário de Saúde, Antônio Jorge, anuncia novos

Download

 

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou, nesta sexta-feira (11), durante visita ao Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, no Leste do Estado, um convênio no valor de R$ 1,5 milhão com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço (Consaúde) por causa do recente aumento de notificações dos casos de dengue na região.

O investimento será voltado para custear os serviços dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão trabalhando nos municípios mais atingidos pela dengue na região. Além dessas despesas, o recurso também será destinado para compra de material de consumo (combustível e manutenção dos veículos) e realização de exames laboratoriais (hemogramas).

De acordo com Antônio Jorge, Minas Gerais começa a perceber a elevação dos casos de dengue em vários municípios que tiveram piora dos serviços públicos devido à transição política. “Timóteo foi um desses municípios. Ipatinga também. Em Periquito, houve o abandono da limpeza urbana. A Lei de Responsabilidade Fiscal representou um grande avanço e dignificou a gestão pública, mas não pode ser desculpa para se abandonar a responsabilidade sanitária! Os gestores de Coronel Fabriciano estão de parabéns, mas o município também tem risco aumentado devido à proximidade urbana. Quero ressaltar que o Governo do Estado está em sinergia com os municípios para resolução desse problema. A população está assistida no aspecto assistencial, não havendo motivos para alarde. No entanto, as pessoas devem se preocupar em acabar com os focos da dengue”, afirma.

A presidente-interina do Consaúde, Eloísa Dalla Vecchia, considera este o melhor momento para se firmar o convênio. “A nossa preocupação é regionalizada. Temos acompanhado o quadro de dengue nos quatro municípios, e a política adotada pela SES demonstra o comprometimento do governo com a saúde dos mineiros. Agradecemos a credibilidade que nos foi dada para gerir esse recurso e salvar vidas”, disse.

Compartilhando da mesma opinião, a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, se sentiu honrada com as palavras do secretário. “Fabriciano não é a cidade dos sonhos, mas fizemos tudo o que foi necessário. O gestor que não tem responsabilidade com sua população não é digno de governá-la. O momento é de união, de solidariedade. Vamos continuar a fazer o mesmo trabalho para que nosso município não seja atingido por este surto”, afirma.

Visitas técnicas

Antônio Jorge fez uma visita técnica às Unidades de Hidratação instaladas pelo Governo de Minas na Unidade Básica de Saúde Mário de Souza, no bairro Olária II, em Timóteo, e na Policlínica Municipal de Ipatinga, no Bairro Cidade Nobre, onde pacientes com sintomas de dengue já recebem os primeiros cuidados. Ele também visitou o Hospital Municipal de Ipatinga, onde estão instalados os leitos de retaguarda, que receberão os casos mais graves de dengue.

O prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, se diz entusiasmado, apesar dos problemas. “A gente tinha vontade de pegar o município com menos casos de dengue. A população perdeu muito com o descaso da gestão anterior. Mas com as ações tomadas, a população vai sofrer menos. Juntos, venceremos essa luta”, acredita.

Força Tarefa e Mobilização

O aumento expressivo de casos de dengue levou o Governo de Minas a deslocar para o Vale do Aço 21 profissionais da Força Estadual de Saúde e 50 agentes da Força Tarefa, além de 44 mobilizadores sociais.

Outra iniciativa do Governo do Estado é a instalação de unidades de hidratação, que já estão em funcionamento 24 horas por dia. O Governo de Minas também está contratando recursos humanos e disponibilizando medicamentos e equipamentos, além de pagar recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais referência na região.

Troca por material escolar

Desta sexta (11) a domingo (13), em Timóteo e Ipatinga, os cidadãos poderão trocar inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar no Dengue Móvel e saber mais sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento da dengue, no Dengômetro. E, de segunda (14) a quarta (16), a mesma ação será realizada em Coronel Fabriciano e Periquito, cidades com maiores números de notificações no Vale do Aço.

Endereços do Dengue Móvel e Dengômetro

Timóteo

Data: 11 a 13 de janeiro de 2013

Local: Unidade de Saúde - Avenida 20, S/nº, bairro Olaria

Horário: 9h às 16h

Local: Quadra poliesportiva do bairro Novo Tempo.         

Ipatinga

Data: 11 a 13 de janeiro de 2013

Local: Área da Feira do Canaã

Endereço: Entre as Avenidas Simon Bolivar e Selim José de Sales Ecoponto

Horário: 9h às 16 h

Coronel Fabriciano

Data: 14 a 16 de janeiro de 2013

Dia 14: Praça da Quadra do Bairro são Domingos I - Rua Dom Marcos, S/N , bairro São Domingos I, próximo à Igreja  Católica.

Dia 15: Praça da Quadra do Bairro Santa Cruz - Entre as ruas Havaí e Áustria.

Dia 16: Rua Itália Zagnoli, (antiga rua N), bairro Jardim Primavera

Horário: 9h às 16h

Periquito

Data: 14 a 15 de janeiro de 2013

Local: Quadra poliesportiva do bairro Novo Tempo.    

Horário: 9h às 16h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: