Em 05/01/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Hospital do Câncer de Muriaé tem credenciamento aprovado para Residência Médica

A notícia foi divulgada por José Alexandre Nascime

A notícia foi divulgada por José Alexandre Nascime

Download

 

A Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da educação (MEC), aprovou em dezembro de 2012, o credenciamento provisório da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé, para programas de Residência em quatro especialidades: Cancerologia Clínica; Cancerologia Cirúrgica; Radioterapia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O gerente administrativo daquele hospital, José Alexandre Nascimento, deu detalhes do processo junto ao MEC, e ressaltou que o credenciamento é uma conquista muito importante: "É uma vitória não só para a Fundação, mas para Muriaé, região e o país como um todo, uma vez que vai possibilitar a formação qualificada de profissionais e também a melhoria do atendimento, que já é referência em padrão de qualidade", disse o executivo.

José Alexandre explicou que a iniciativa partiu da necessidade de se formar médicos em especialidades da área de oncologia, e da dificuldade enfrentada pela instituição em encontrar profissionais habilitados para atuar no setor.

O credenciamento por parte do MEC foi oficializado após ser examinado e aprovado de forma integral o parecer favorável, emitido pela Comissão Estadual de Residência Médica, que enviou representantes para vistoriar o Hospital do Câncer de Muriaé. Os médicos responsáveis pela avaliação aprovaram a estrutura, o corpo clínico, bem como os programas de residência apresentados pela instituição.

O gerente administrativo da Fundação informou que foi solicitada a disponibilização de duas vagas para cada especialidade, com residência de três anos de duração. Porém, segundo ele, inicialmente será oferecido o número mínimo de uma vaga, e ainda não está definido se todas as quatro especialidades entrarão no primeiro processo seletivo. 

Quanto à previsão de data para que sejam iniciados os programas de formação, José Alexandre esclareceu que Hospital aguarda um parecer favorável em relação ao programa Pró-Residência, do Governo Federal, que custeia as bolsas dos residentes. De acordo como executivo, a instituição espera não precisar arcar com estes valores, e por isso aguarda a decisão, que deve sair ainda no início deste ano.

Assim que forem efetivamente lançadas, as vagas poderão ser disputadas por candidatos de todo o país e até mesmo por quem cursou Medicina no exterior e tenha sua formação aprovada pelos órgãos nacionais, sendo que para a especialidade de Cancerologia Cirúrgica, será necessário que o pretendente já tenha concluído residência em Cirurgia Geral.

Finalizando, o gerente administrativo Hospital do Câncer informou que toda a programação para os três anos de residência já está inicialmente definida. O conteúdo foi elaborado por uma comissão interna de residência, criada pela instituição, e que era inclusive requisito obrigatório para o processo de credenciamento.


 
Fonte e foto: Radio Muriaé
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: