Em 30/12/2012 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

PT de Cataguases confirma em Nota Oficial o rompimento com o prefeito eleito Cesinha Samor

Cesinha e Pequeno, as líderes de seus partidos não

Download

O prefeito eleito, Cesinha Samor, foi quem deu a notícia em primeira mão, de que o Partido dos Trabalhadores estava fora de seu governo. O anúncio foi feito logo no início da coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, 29, no Museu Energisa, para divulgar os seus secretários municipais, confirmando o que este Site já havia informado. Segundo Cesinha, o rompimento deve-se ao fato de não ter nomeado Sebastião Ruy de Almeida para a Secretaria de Assistência Social colocando em seu lugar Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, que o PT queria ver na Secretaria de Cultura. Para esta Pasta, Cesinha nomeou outro petista, Zeca Junqueira, o que, segundo ainda o prefeito eleito, apesar de cumprir o acordo previamente assumido, não agradou ao Partido provocando, assim, a ruptura.

A explicação oficial do Partido dos Trabalhadores sobre o rompimento com o Governo Cesinha foi divulgada somente na noite de sábado, 29, através de Nota Oficial. Abaixo seguem os principais trechos do documento.

“O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cataguases, em reunião do seu Diretório Municipal, na manhã de hoje, deliberou por não participar do governo municipal, eleito no último dia 07 de outubro, e que elegeu José Cesar Samor (Cesinha) como prefeito.

O que motivou nossa decisão foi a recusa de Cesinha em cumprir o Acordo Político firmado anteriormente, que estabeleceu que o Partido dos Trabalhadores administrasse de forma plena, duas Secretarias (Assistência Social e Cultura).

O compromisso do prefeito eleito seria o de nos dar liberdade de gestão, inclusive na escolha dos nomes dos secretários e dos parceiros que conosco iriam gerir as duas secretarias. Diante do acordado, a Direção do Partido, depois de ouvir os militantes, optou por indicar, para ocupar a Secretaria de Cultura, Vanderlei Teixeira Cardoso (Pequeno), e para a Secretaria de Assistência Social, Sebastião Ruy de Almeida Filho (Tatá). No último dia seis passado comunicamos ao prefeito nossa decisão, por escrito.

Entretanto, na última semana, fomos comunicados pelo prefeito eleito que a Secretaria de Cultura seria ocupada pelo jornalista Zeca Junqueira e que Pequeno deveria migrar para Secretaria de Assistência Social. Quanto ao companheiro Sebastião Tatá, seria nomeado como cargo de confiança na nova Secretaria destinada a Pequeno.

Contra - argumentamos, afirmando a Cesinha que o nome de Zeca Junqueira não constava das indicações da legenda e, nem de longe, atendia às nossas expectativas como gestor público, representante do Partido em Cataguases.

(...)

Insistimos com o prefeito no cumprimento do acordo com o Partido, dizendo que, agora, Cultura é considerada Política de Estado pelo governo federal, possível vetor de transformações profundas na sociedade. Caso seu controle recaia em mão de pequenos grupos de interesses, seu governo estará contribuindo apenas para conformar, conservar, excluindo do acesso à atividade cultural os que mais dela necessitam para se libertar do atraso que nele estamos afundados.

Por outro lado, justificamos a escolha do nome de Sebastião Tatá avaliando que o companheiro poderá desenvolver um excelente trabalho na Secretaria de Assistência Social, com acompanhamento técnico e político do Partido.

(...)

Como não logramos o mínimo êxito no diálogo com o novo prefeito, reunimos os militantes e Diretório do Partido na cidade e deliberamos pelo seguinte:

• O PT não aceita a contraproposta apresentada pelo Cesinha (Pequeno na Assistência Social e Tatá na Assessoria);

• O Partido não irá participar do governo municipal;

• O Partido, em nível estadual e federal, e os parlamentares da legenda serão comunicados da decisão através de ofício;

• À sociedade, imprensa e demais interessados será publicada Nota Oficial do Partido comunicando as deliberações;

• O PT de Cataguases assumirá, em princípio, uma posição crítica em relação ao governo municipal que tomará posse em 01.01.2013, com reavaliação da postura em junho/2013, podendo caminhar para constituir uma frente de Oposição com as forças insatisfeitas com o governo instalado;

O Partido dos Trabalhadores, através da campanha e da votação de seus candidatos, contribuiu de forma definitiva para a vitória de Cesinha e entende que deve participar do governo, mas da forma que foi acordada previamente.

Dessa forma, esperamos que o senhor José Cesar Samor repense a decisão tomada e nos convide para que retomemos as negociações, no sentido de trabalharmos juntos e democraticamente a fim de construirmos um governo que nossa cidade merece.

Cataguases MG, 29 de Dezembro de 2012

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE CATAGUASES”