Em 27/12/2012 às 20h06 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cesinha e PT vivem impasse com a possível não indicação de Pequeno para Secretário de Cultura

Não nomear Pequeno para a Secretaria de Cultura po

Não nomear Pequeno para a Secretaria de Cultura po

Download

 

Uma nota oficial da ACRIAR – Associação dos Criadores de Arte, Produtores Culturais e de Entretenimento de Cataguases, presidida pelo músico Emanuel Messias Mariquito, divulgada nesta quinta-feira, 27, reivindicando a ratificação do nome de Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, como Secretário Municipal de Cultura de Cataguases, revelou possível rusga no relacionamento entre o PT e o prefeito eleito Cesinha Samor.

Filiado ao PCdoB e, no sentido de fortalecer sua candidatura, Cesinha fez aliança com o PT e o PMDB. Em troca do apoio político estes dois partidos ganharam o direito de indicar os nomes para as Secretarias Municipais de Esportes, de Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social e a de Cultura, sendo as duas primeiras para o PMDB e as restantes para o PT.

O ex-vereador Ricardo Dias foi escolhido pelo partido o titular da Secretaria de Esportes, e José de Alencar Pinto Farage foi indicado e aceitou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Pelo PT, os nomes são: Sebastião Rui de Almeida, o Tatá, para a Secretaria de Assistência Social e o de Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, para a Cultura. No PT, porém, segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, o prefeito eleito não teria confirmado estas duas indicações até o início da noite desta quinta-feira, 27.

A cinco dias da posse, a ACRIAR resolveu tornar pública sua preocupação com a demora na divulgação do nome do novo Secretário Municipal de Cultura e manifestou-se através de uma “Nota Pública” que está transcrita, na íntegra, ao final desta matéria. De acordo com a entidade “a definição da indicação de um nome tão esperado como o de Vanderlei Pequeno, que já tarda, viria de encontro aos anseios dos artistas, nossos representados e, não temos dúvidas, de grande parte da população da cidade.”

Procurado pelo Site, Vanderlei Pequeno disse que não teve participação na manifestação da ACRIAR, apesar de ser um de seus fundadores, e que “jamais tomaria esta atitude até porque não fui – até agora - comunicado pelo prefeito eleito se serei secretário de Cultura”, justificou. Pequeno, porém, confirma que o Partido dos Trabalhadores indicaria seu nome para ocupar o referido cargo.

Outras lideranças do PT, procuradas pela reportagem, também não quiseram se pronunciar a respeito da possível não nomeação de Pequeno. O Site apurou que Cesinha estaria sofrendo pressão de grupos ligados à Cultura para não nomear Vanderlei Teixeira Cardoso. Com a proximidade da posse e o recrudescimento das pressões, a ACRIAR ao tomar conhecimento destes rumores, saiu em defesa de Pequeno. Esta ação ganhou amplitude nas redes sociais e tornou público o que deveria permanecer nos bastidores da política cataguasense. O que já não estava fácil ficou agora muito mais difícil.

Na tentativa de agradar a todos os envolvidos, segundo fontes que pediram o anonimato, o prefeito eleito teria sugerido ao PT destituir Tatá da Secretaria de Assistência Social e colocar em seu lugar Vanderlei Pequeno, deixando a Cultura livre para ele nomear outra pessoa e manter assim o apoio que recebe do grupo da Cultura desde antes da eleição. Esta iniciativa, porém, teria causado revolta no PT mantendo a indefinição sobre o titular para esta Pasta. A mesma situação estaria acontecendo também em pelo menos outras duas secretarias: Serviços Urbanos e a de Indústria e Comércio cujos nomes não estariam definidos.

Uma última informação recebida por telefone, poucs minutos antes da conclusão desta matéria, assegura que se nesta sexta-feira, 28, Cesinha Samor não confirmar os nomes indicados pelo PT para as secretarias (Sebastião Tatá eVanderlei Pequeno) o Partido fará uma reunião de emergência para “traçar uma linha de ação a ser seguida no mandato que se inicia em 1º de janeiro próximo”, garantiu a fonte.

 

Veja a íntegra da Nota da ACRIAR

 

 

 

 

NOTA PÚBLICA

 

Nós da Comissão Executiva da Acriar – Associação dos Artistas de Cataguases, vimos a público manifestar a preocupação com a demora na indicação, para assumir a Secretaria de Cultura, do escritor e compositor, Vanderlei Teixeira Cardoso, conhecido como Pequeno.

 

Estamos a cinco dias da posse da equipe do prefeito eleito, Cesinha(José Cesar Samor) e a definição da indicação de um nome tão esperado como o de Vanderlei Pequeno, que já tarda, viria de encontro aos anseios dos artistas, nossos representados e, não temos dúvidas, de grande parte da população da cidade.

 

Cataguases MG, 27 de Dezembro de 2012

 

COMISSÃO EXECUTIVA DA ACRIAR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: