Em 24/12/2012 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Incêndio destrói 120 m² da Biblioteca Pública de Belo Horizonte

Incêndio destruiu parte do terceiro andar da bibli

Incêndio destruiu parte do terceiro andar da bibli

Download

 

Cerca de 120 metros quadrados da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram destruídos durante um incêndio na madrugada deste domingo (23) (foto ao lado de Lúcia Sebe). As chamas atingiram o terceiro andar do prédio.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por dois vigias que viram o início do incêndio, por volta de 1h20. O fogo só foi controlado às 2h17. Até o início desta manhã, os militares ainda trabalhavam no rescaldo. Um sistema interno de prevenção ajudou no combate.

Moradores do Edifício Niemeyer e pessoas que passavam pelo local na hora se assustaram com a altura das chamas. Os bombeiros ainda não sabem qual foi a causa do incêndio, que será apontada por uma perícia técnica. A previsão é que o resultado saia em dez dias. Ninguém ficou ferido e a estrutura não foi prejudicada.

De acordo com a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, a área atingida corresponde a menos de 5% do prédio. O fogo não causou danos ao patrimônio público e nem ao acervo da biblioteca, danificando apenas móveis, material de escritório e computadores. O prejuízo estimado é de R$ 30 mil.

O terceiro andar do prédio está interditado preventivamente. Conforme a Secretaria de Estado de Cultura, todos os serviços prestados estão mantidos e a biblioteca será aberta normalmente na quarta-feira (26), após o feriado de Natal.

“Foi um susto acordar de madrugada com o aviso do incêndio. A gente logo pensa nos livros, mas quando eu cheguei fiquei mais tranquila porque não houve nem feriados nem perda de obras”, afirmou a superintendente de bibliotecas públicas da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Áurea Godinho. “Quem olha de fora tem um impacto porque as janelas estouraram, mas não houve perdas maiores”, reforçou.

O governo já garantiu recurso para a restauração da fachada e do andar atingido. As obras começarão assim que o espaço for liberado pela Defesa Civil.

Projetada por Oscar Niemeyer em 1954, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa tem cerca de 255 mil títulos disponíveis para consulta, entre livros, revistas e jornais correntes e históricos. Diariamente, 1.500 pessoas passam pelo local.

 

Fonte: Jornal O Tempo online

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: