Em 16/12/2012 às 15h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Norte de Minas inicia ações do projeto Ecos dos Gerais

Médicos que atuam nos serviços de urgência recebem

Médicos que atuam nos serviços de urgência recebem

Download

 

A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas iniciou, nesta semana, o treinamento de médicos para da utilização do ultrassom portátil. A sensibilização faz parte da programação do projeto Ecos dos Gerais, que está sendo implantado de forma pioneira na região.

Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com Winfocus (World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound), sociedade internacional presente em mais de 50 países, o projeto Ecos dos Gerais vai possibilitar a realização da ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência da região, inclusive dentro das unidades de atendimento móvel do Samu, com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.

De acordo com o coordenador do Winfocus no Brasil, José Pazeli, o projeto visa implantar um sistema de transferência de imagens, com instalação de uma máquina na ambulância do Samu e nas portas de entrada dos hospitais, que estarão interligadas com a Central de Regulação. “Quando a imagem entra no sistema, o laudo é compartilhado, possibilitando o cruzamento das informações básicas por diferentes perspectivas e, consequentemente, uma melhor avaliação pela Central de Regulação”, justifica. Segundo o médico, a rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas foi escolhida para iniciar o projeto por já estar estruturada e com maior resolubilidade.

Durante toda a semana, a coordenação estadual de Urgência e Emergência da SES/MG, junto com o grupo Winfocus, realizou visita técnica aos hospitais e Samu Macro Norte, em Montes Claros, para realizar um diagnóstico da infraestrutura hospitalar e da central do Samu. Na visita, foi realizada a apresentação do projeto Ecos dos Gerais aos médicos dos setores da urgência e emergência, UTI e cirurgia, radiologia e educação continuada.

Neste sábado (15) e domingo (16), será realizado um workshop para preparação de tutores que atuarão no treinamento dos profissionais para utilização do ultrassom portátil. A proposta é capacitar 378 médicos da rede de assistência, nos 86 municípios da região.

Segundo o coordenador geral da Winfocus, Luca Neri, a tecnologia utilizada é simples e de fácil acesso, mas com possibilidade de diagnósticos mais seguros, de forma compartilhada e sustentável. “Com a ecografia, é possível gerar laudos mais fidedignos e evitar que pacientes sejam deslocados entre as unidades de saúde, às vezes por grandes distâncias, desnecessariamente”, explica.

De segunda a quarta-feira da próxima semana, a equipe, formada por economistas e médicos intensivistas, visita as cidades de Pirapora, Janaúba e Manga, onde também visitarão as unidades hospitalares. A equipe já visitou as unidades hospitalares de Brasília de Minas e Taiobeiras.

A técnica da coordenação de Urgência e Emergência da SES-MG, Aline Ituassu, explica que os municípios visitados serão os primeiros polos da região a implantar o projeto. “Inicialmente, o serviço será realizado nas portas de entrada de urgência, unidades de terapia intensiva dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janaúba, na atenção primária no município de Manga e nas unidades de suporte avançado do Samu Macro Norte”, elenca.

A previsão é que o serviço esteja disponível ao usuário a partir de julho de 2013, após o treinamento dos profissionais e instalação dos equipamentos em todas as unidades previstas no projeto. Após a efetivação, o Ecos dos Gerais se estenderá para todo o Estado.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: