Em 10/12/2012 às 15h25 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Técnicos recebem treinamento sobre Emergência Sanitária em Avicultura

No total, 67 médicos veterinários serão capacitado

No total, 67 médicos veterinários serão capacitado

Download

 

Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da iniciativa privada participarão de treinamento sobre Emergência Sanitária em Avicultura, no período de 11 a 20 de dezembro, em Uberlândia. No total, 67 médicos veterinários serão capacitados para atuarem diante de possíveis focos de doença de Newcastle, Influenza Aviária, além de outras enfermidades listadas na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Exclusivamente do IMA, serão 42 veterinários capacitados, entre eles,  os que compõem o Grupo de Atenção Veterinária Especial em Avicultura (Gavea) e os profissionais lotados nas coordenadorias regionais com maior concentração de granjas avícolas no Estado: Bambuí, Juiz de Fora, Oliveira, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa, regiões que representam 90% das granjas em Minas.

A parceria de um órgão oficial de defesa sanitária animal e vegetal como o IMA em Minas, juntamente com o apoio da iniciativa privada na realização deste treinamento é um importante ponto para a classificação do estado no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca que será um dos maiores treinamentos na área, com a oportunidade de melhorar a qualidade técnica e proporcionar consequentemente, mais segurança aos consumidores. “Inclui todos os setores e visa garantir a prevenção, bem como a eficácia da atuação dos serviços oficiais e empresas, no caso da adoção de medidas emergenciais”, explica. 

Sanidade Avícola

A atuação do IMA no Programa Nacional de Sanidade Avícola se dá na execução das atividades de cadastro, registro e vistoria de granjas, fiscalização do trânsito intermunicipal e interestadual, bem como no atendimento à suspeitas de doenças de notificação obrigatória. Além disso, o IMA atua no cadastro de estabelecimentos que comercializam aves vivas e no cadastro de outras explorações avícolas. Atualmente, 2.562 granjas comerciais mineiras são cadastradas no Instituto.

 

Fonte e foto: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: