Em 06/12/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

5º Fórum DiverCidades Criativas: Evento sobre desenvolvimento regional, educação e cultura mobiliza 400 pessoas em Cataguases

Download

 

Com uma programação diversificada – rodas de debate, gravação de um programa de auditório, workshops e oficinas, visitas guiadas pela cidade, mostra de filmes e shows musicais, o 5º Fórum DiverCidades Criativas reuniu cerca de 400 pessoas de diversos segmentos sociais, vindas de diversos municípios da Zona da Mata, bem como de outras regiões do Estado e do País. Realizado em Cataguases, de 21 a 23 de novembro, o Fórum abordou temas relacionados ao desenvolvimento regional, educação, cultura e participação social. 

Em iniciativa conjunta do Sebrae-MG, Instituto Cidade de Cataguases e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, o Fórum encerra o ciclo de ações em 2012 do Programa de Economia Criativa Regional, que tem como foco o polo audiovisual regional. Contou ainda com a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Casa de Cultura Simão, Instituto Fábrica do Futuro,  Instituto Francisca de Souza Peixoto e Instituto Votorantim.

Veja abaixo o que foi destaque na programação:

 Arena aberta: educadores e gestores debatem sobre o desenvolvimento regional

A principal atividade do Fórum foi a Arena Aberta com o tema: Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional. Realizado na Casa de Cultura Simão, na noite de 22 de novembro, o evento contou com  a presença e ativa participação de professores da rede de ensino pública e privada de Cataguases, além de gestores de importantes instituições da cidade e região.

Juventude solta a voz na “Arena Digital”

Em 21 de novembro, foi realizado pela primeira vez em Cataguases  o Arena Digital, um programa de auditório voltado para a juventude,  que traz questões da atualidade para o centro do debate.  Com participação de cerca de 150 pessoas, a maioria jovens estudantes, artistas e ativistas culturais, e a presença de convidados especiais, o Arena Digital teve como tema central “Juventude e Participação”, abrindo um canal de diálogo entre jovens lideranças locais e a sociedade. 

Em Cataguases, o projeto reservou uma surpresa: foi uma pré-estreia dos novos espaços do PINA – Ponto de Interação nas Artes, no Bairro Guanabara, antigo o Centro de Tradições Mineiras (CTM), que passou por uma ampla reforma em 2012 para abrigar um estúdio multimídia que será inaugurado no próximo ano.

O Arena Digital é a 4ª edição do Rede Geração Digitaligada de Webvisão, tem o patrocínio da Vivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

Relato da Missão Técnica Internacional 

Na tarde seguinte, foi apresentado um relato da Missão Técnica Internacional, iniciativa do Sebrae-MG que levou um grupo de gestores do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais em visita a cidades da Espanha, Inglaterra e Portugal.

A comitiva conheceu diversas experiências de sucesso no campo da economia criativa, em especial na cidade de Madrid, encontrando um contexto mundial que fortalece ainda mais as perspectivas da cadeia produtiva do audiovisual e das mídias digitais. Um cenário que confirma o acerto e ao mesmo tempo indica novos desafios para o Polo Audiovisual.

Mostra de Filmes

No dia 23, encerrando as atividades do 5º Fórum DiverCidades Criativas, foi realizada uma Mostra de Filmes no Anfiteatro Ivan Muller Botelho.

O destaque foram os curtas-metragens produzidos no 3º Festival Ver e Fazer Filmes, realizado pela primeira vez fora do Brasil, na cidade portuguesa de Guimarães, capital europeia da cultura em 2012. Três equipes participaram do evento, duas de Portugal e uma brasileira, a Cia Ormeo de Teatro e Dança, de Cataguases.

Para fechar a mostra audiovisual com chave de ouro, foram exibidos o filme de animação “O Plano de Peçanha” e o curta-metragem “Viagem Real”, com muitos aplausos da plateia presente. Dois exemplos de produções de uma primeira geração de talentos locais  entre criadores, atores, músicos e produtores, surgida no âmbito de implantação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: