Em 02/12/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Irmãs Carmelitas inauguram em Cataguases o Memorial da Congregação

A Irmã Dazir Campos, Superiora Geral, fez o corte

A Irmã Dazir Campos, Superiora Geral, fez o corte

Download

 

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência realizou uma solenidade de inauguração de seu Memorial. O evento começou pouco depois das 15 horas, deste domingo, 2, na Capela do Colégio Nossa Senhora do Carmo e, em seguida, no Educandário Dom Silvério, mantido por aquela Ordem Religiosa, onde fica o novo espaço histórico da congregação.

Além da presença da Superiora Geral das Carmelitas, Irmã Dazir Rocha Campos, religiosas de todas as cidades onde aquela congregação está presente, amigos, familiares de homenageados, além dos padres Oliveiro e José Carlos, que ministraram a bênção final e a do Memorial, respectivamente, prestigiaram a cerimônia.

O Memorial Carmelitas da Divina Providência é um espaço situado no primeiro andar do Educandário Dom Silvério, que reúne objetos, fotografias, roupas, utensílios, móveis, livros, instrumentos musicais e peças sacras, que fazem parte da história daquela Congregação. Ele foi criado para marcar o aniversário de 113 anos das Carmelitas da Divina Providência e o Centenário da presença daquela Ordem em Cataguases onde atua em duas frentes: no Colégio Nossa Senhora do Carmo e no Educandário.

Irmã Dazir Campos, durante ceriônia religiosa que abriu a solenidade de inauguração, disse que “na Igreja a memória não é mera recordação do passado, é vontade confiante de mergulharmos na experiência viva onde história e espírito se fundem na fé vivida”. Ela completou dizendo que o “Memorial vai nos permitir conhecer melhor as possiblidades que se encerravam na semente que frutificou e se transformou na árvore que é a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência”.

O espaço inaugurado guarda relíquias como a bíblia utilizada por Madre Maria Bernadete em 1898 e que foi novamente usada durante a inauguração do Memorial para a leitura do Evangelho. Depois, o livro foi levado ao Memorial onde está exposto à visitação. Lá também está uma reprodução do quarto das Carmelitas, chamado à época “cela”, o solidéu utilizado pelo Papa Pio XII e demais objetos sacros (veja fotos na galeria ao final desta matéria). O novo espaço, todo climatizado, conta ainda com uma galeria fotográfica onde estão todas as Irmãs que ocuparam o cargo de Superiora Geral da Congregação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: