Em 02/12/2012 às 16h21 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Anastasia encaminha à Assembleia projeto de Lei que institui o Dia da Gastronomia Mineira

Iniciativa faz parte do trabalho de valorização da

Iniciativa faz parte do trabalho de valorização da

Download

 

O governador Antonio Anastasia assinou, na noite dessa sexta-feira (30/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, mensagem de encaminhamento à Assembleia Legislativa de projeto de Lei que institui o “Dia da Gastronomia Mineira”, a ser comemorado, anualmente, em 5 de julho. A assinatura ocorreu na solenidade de premiação do concurso Novos Talentos da Gastronomia Mineira. O concurso, promovido pela primeira vez, irá levar os dois cozinheiros vencedores para assistir, em janeiro, na Espanha, ao Madrid Fusión 2013, maior evento da gastronomia no mundo.

“Estamos fazendo um grande esforço em Minas Gerais por um dos temas mais relevantes da nossa tradição, que é a nossa culinária, a nossa gastronomia. Acredito que não há um valor tão forte em Minas Gerais quanto o tema gastronômico. Felizmente, essa gastronomia mineira vem sendo reconhecida, e sendo reconhecida pelo seu traço peculiar, pelos seus ingredientes especialíssimos e de altíssima qualidade, pela criatividade e empreendedorismo de nossos chefes”, ressaltou Anastasia.

A data de 5 de julho foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Eduardo Frieiro, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e membro da Academia Mineira de Letras. Em 1966, Frieiro publicou o livro “Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”, primeira obra a abordar, sob os aspectos histórico, antropológico e sociológico, a culinária mineira.

Concurso

Promovido pelo Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos é uma das ações do Programa Gastronomia Mineira – Patrimônio do Mundo, desenvolvido em parceria com o Governo de Minas, visando à internacionalização da gastronomia mineira.

O governador afirmou que o concurso contribuiu para elevar Minas Gerais e valorizar os profissionais.

“Faço votos que tenhamos em Minas Gerais um movimento cada vez mais proativo da nossa gastronomia. Vamos ter eventos internacionais no Estado, no ano que vem e em 2014, que vão dar grande visibilidade a Minas. Vamos ter muitos turistas e jornalistas. Serão oportunidades que nós teremos, especiais, nos próximos anos. Agradeço muito a participação dos nossos chefs,” disse Anastasia.

O concurso recebeu 62 inscrições, com candidatos de todas as regiões de Minas Gerais, que concorreram em duas categorias.

O vencedor na categoria “Cozinheiro Profissional” foi Ricardo Vieira Soares, do Bistrô Sant Antônio, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Na categoria “Cozinheiro em Formação”, quem conquistou o primeiro lugar foi Luiz Paulo Ferreira Mairin, com o prato “Torresmo Real”.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: