Em 02/12/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

SES promove ação do “Abraço” e mobiliza cidadãos pela luta contra a AIDS

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (S

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (S

Download

 

Neste sábado (01/12), Dia Mundial de Combate à AIDS, quem passou pela Praça da Assembleia, na região centro-sul de Belo Horizonte, percebeu uma movimentação atípica no local. Mas, isso ocorreu por um bom motivo, afinal a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação de DSTS/AIDS realizou na praça a ação do “Abraço”. Mais de 100 voluntários do Plug Minas (Centro de Formação e Experimentação Digital) circularam pela área central da capital e também pela praça pedindo abraços para os transeuntes. Os voluntários estavam vestidos com camisas com as seguintes descrições: “Eu tenho AIDS, me da um abraço?”, “Eu não tenho AIDS, me da um abraço?”, “Eu não sei se tenho AIDS, me da um abraço?”

A iniciativa teve como objetivo desmistificar o preconceito e incentivar a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Após a ação foram contabilizados mais de três mil abraços. Rackel Santos, voluntária do Plug Minas aprovou a ação, “achei muito legal participar. Hoje, consegui perceber que as pessoas ainda são preconceituosas. Estava usando a camisa com a frase que afirmava que eu tinha AIDS e notei que algumas pessoas fingiam que não estavam me vendo. As pessoas precisam se conscientizar sobre a doença e as formas de contágio”, afirmou a adolescente.

Também foi instalada uma estrutura onde as pessoas puderam fazer os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Além disso, personagens desfilaram pela praça vestidos com roupas cheias de preservativos, oferecendo-os a população e distribuindo folhetos informativos. Integrantes do Grupo Vhiver, ONG que visa proporcionar qualidade de vida aos soropositivos, também estiveram presentes e ministraram palestra informativa. Foram debatidos temas como: mitos e verdades sobre a AIDS, preconceito, prevenção e a importância da realização dos testes.

Além dos voluntários, dezenas de pessoas compareceram à Praça da Assembleia para apoiar a campanha de luta contra a AIDS. Cecília Bahia uma das pessoas que estiveram presentes no evento apoiou a iniciativa, “acho muito importante que a informação seja levada para o maior número possível de pessoas”, completou.

O teste

O teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. O procedimento é simples, com a retirada de apenas uma gota de sangue da ponta do dedo é possível identificar se o paciente apresenta alguma dessas doenças e o resultado fica pronto em 30 minutos. As pessoas que realizam o teste também  recebem aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, foram encaminhadas para o serviço especializado. Segundo Fernanda Junqueira, Coordenadora de DSTS/AIDS da SES-MG, a campanha deste ano tem o objetivo de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce, pois identificar o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e aumenta a qualidade de vida dos pacientes.

O teste também pode ser realizado em uma das unidades básicas de saúde ou nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA em todo o estado, de segunda a sexta. Para conhecer a lista com o endereço ds CTAs de Minas Gerais acesse: www.piornaosaber.com.br

Dia Mundial da Luta contra AIDS

O dia 01 de dezembro foi instituído como o Dia Mundial da Luta contra a Aids, em 1987, pela a Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data surgiu para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV. No ano seguinte, o Brasil também adotou a data em seu calendário e desde então aproveita o dia para lançar campanhas de conscientização e informação sobre a doença. A homenagem entrou em vigor partir de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: