Em 01/12/2012 às 19h12 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

População de Belo Horizonte é a que mais frequenta teatro no país

Pesquisa do Ibope entre as capitais observa que 15

Pesquisa do Ibope entre as capitais observa que 15

Download

 

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ibope Media apurou que Belo Horizonte, ao lado do Rio de Janeiro, figura no topo das capitais do país quando o assunto é a frequência da população em atividades artísticas, como o teatro ou ópera. Segundo o levantamento, 15% das pessoas entrevistadas nas duas capitais assistiram a alguma montagem nos últimos 30 dias, contra uma média de 11% do restante do país.

Em segundo lugar estão Salvador e Porto Alegre, com 13% da população tendo frequentado o teatro no último mês. Ainda de acordo com a pesquisa, quem vai ao teatro demonstra estar mais interessado em conhecer novas culturas (77%) e apresenta mais interesse pelas artes em geral (58%). No grupo dos que não frequentam teatro, esses percentuais são de 63% e 42%, respectivamente.

“A trajetória bem-sucedida de grupos e artistas independentes, o êxito de realizações que acolhem as mais diversas expressões e, sobretudo, a qualidade artística das produções motivam o interesse dos mineiros pelas artes cênicas. Este fato também se reflete nos mecanismos de fomento e incentivo da Secretaria de Estado de Cultura, como o Prêmio Cena Minas, que recebeu, em 2012, número recorde de inscrição, com aumento de 138% dos projetos apresentados”, afirma a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

A pesquisa também relaciona a assiduidade dos frequentadores de teatro a características como a auto percepção de criatividade. O número de pessoas que se consideram criativas é maior entre os apreciadores das encenações no palco, chegando a 82%, frente a 77% entre os que não frequentam os teatros.

Também há diferenças no julgamento do incentivo dado às artes e aos esportes em geral. Entre os frequentadores de teatro, 46% consideram que há muito patrocínio para essas áreas, valor que chega a 56% entre as pessoas aqueles que não frequentam.

Sobre a pesquisa

O estudo Target Group Index, do Ibope Media, foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou71 milhões de pessoas.

Confira abaixo a classificação das capitais segundo a pesquisa.

 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: