Em 01/12/2012 às 13h14 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vice-governador participa da formatura de 80 aspirantes da PM de Minas e do Espírito Santo

A turma é formada por 80 alunos, sendo 59 de Minas

A turma é formada por 80 alunos, sendo 59 de Minas

Download

 

O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta sexta-feira (30), na Academia da Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, da cerimônia de formatura dos aspirantes no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo. A turma é formada por 80 alunos, sendo 59 de Minas e 21 do Espírito Santo.

Em seu discurso, o vice-governador salientou que um dos fatos que distingue os quadros humanos da Polícia Militar de Minas Gerais como referência nacional é a qualidade da formação profissional, cultural e intelectual dos oficiais.

“Tenho a grata satisfação de constatar que, na atualidade, com conceitos inovadores e transformadores dessa formação acadêmica, com reconhecimento dos Conselhos de Educação de Minas e do Brasil, com o advento da Polícia Comunitária, os militares são todos hoje cidadãos à parte, que aplicam seus conhecimentos e sua capacitação na área estratégica da Defesa Social”, afirmou o vice-governador.

O paraninfo da turma foi o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador-geral da Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Dias Martins, que em sua mensagem aos aspirantes destacou os pilares fundamentais para o exercício da atividade militar. “Lembrem-se sempre do valor da autoridade, da lei e da ordem. Desejo muito sucesso a todos nesta nova fase da atividade militar”, afirmou.

Formação reconhecida

Com duração de três anos, o curso foi composto por 105 disciplinas consoantes aos eixos técnicos e procedimentais da malha curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Este modelo de formação policial, por meio do Bacharelado em Ciências Militares – área de Defesa Social – é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação desde a turma de 2007, sendo que a Academia de Polícia Militar é credenciada como Instituição de Ensino Superior desde 2005.

Além das disciplinas acadêmicas, os discentes participaram da promoção de projetos na área de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, como a Academia do Cidadão e dos Educadores para a Paz, o que lhes permitiu vivenciar experiências na promoção dos direitos e cidadania, indispensáveis para formação integral do operador de segurança pública.

Os discentes ainda tiveram a oportunidade de vivenciar a prática operacional da instituição, por meio do Batalhão Acadêmico Fernão Capelo e estágios operacionais em unidades da capital e do interior do Estado.

Em 2012, os formandos tiveram a oportunidade de representar Minas Gerais nos Jogos Acadêmicos das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, realizado no Estado do Amazonas, o que, além de enaltecer o nome da instituição frente às coirmãs, ainda permitiu uma troca de experiências com outras instituições policiais.

 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: