Em 30/11/2012 às 08h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Placas com resultado do Ideb 2011 começam a ser colocadas em escolas estaduais

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazz

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazz

Download

 

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 estarão ao alcance dos olhos de pais, estudantes, professores e quem mais frequente as escolas estaduais de Minas Gerais. A partir deste mês, as mais de 3 mil escolas estaduais mineiras começam a receber as placas com os resultados do índice, que ficarão fixadas em local de fácil visualização.

As primeiras 21 placas foram colocadas simultaneamente em escolas de Belo Horizonte, entre elas o Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg). A expectativa da Secretaria de Estado de Educação é de que todas as placas sejam instaladas até o início do próximo ano letivo.

Com mais de 5 mil alunos, o instituto obteve índices acima da média do estado e a direção da escola montou uma pequena solenidade para celebrar a colocação da placa. Mais do que pela comemoração, contudo, a fixação dessas placas — tanto no Iemg quanto nas demais escolas — é importante porque simboliza o compromisso do Estado com a transparência.

É o que ressaltou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que acompanhou a colocação da placa. “É preciso que se crie na sociedade uma cultura de expectativa de qualidade com relação às escolas públicas. Colocar as placas em todas as nossas escolas, começando por essa escola tão tradicional, que é o Instituto, vai ajudar muito a interferir positivamente nessa cultura de transparência”, afirmou.

“Por outro lado, também é preciso que o indicador do Ideb, bem como os indicadores do Proeb e Proalfa, todos sejam usados por nós como incentivo para a superação. É preciso que eles sejam símbolo do nosso compromisso com os avanços na qualidade”, completou Ana Lúcia Gazzola.

Informação nas placas

As placas trazem o índice obtido pelas escolas naqueles níveis de ensino avaliados pelo Ideb. O índice é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultado para o 5º e 9º anos do ensino fundamental —que marcam, respectivamente, o fim dos anos iniciais e o último ano dos anos finais do ensino fundamental — e também há um Ideb para o 3º ano do ensino médio. No ensino médio, contudo, o Ideb é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola.

No caso do Instituto de Educação, estão incluídos na placa os resultados do 5º e 9º anos do ensino fundamental. No 5º ano, o Iemg conseguiu índice de 6,9 — superior ao da rede estadual mineira, que alcançou 6,0 e foi a melhor do país — e no 9º o Instituto ficou com 4,6 — também superior ao da rede estadual de Minas, que foi de 4,4 e foi classificada como a segunda melhor do país.

Para o diretor do Instituto, Orivaldo Diogo, ter os resultados claros na porta da escola podem servir de incentivo para a integração com a comunidade escolar. “Toda a comunidade escolar vai se sentir motivada a participar mais, a trabalhar mais, a fazer um trabalho com mais integração, buscando sempre um lugar de destaque para a nossa escola”, destacou.

Entre os estudantes, a colocação da placa também foi aprovada. O aluno Gustavo Henrique de Oliveira, do 1º ano, acredita que “é importante ter uma referência sobre a escola. Acho que a placa é uma importante referência do que a escola está fazendo”, analisou. Já para Rafaela Rocha, também do 1º ano, a placa servirá também como “uma forma de incentivar os alunos a melhorar. Vendo que a escola está boa, os alunos vão sempre querer fazer melhor”.

A instalação das placas nas fachadas das escolas será feita a partir de uma parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e com o Instituto Minas pela Paz. As escolas

Resultados na rede

Além da instalação das placas com os resultados do Ideb em todas as escolas estaduais de nível fundamental, os desempenhos das escolas também poderão ser consultados pela internet. Já está disponível, no site da Secretaria, um ambiente virtual no qual o usuário pode consultar os índices obtidos pela escola de seu interesse.

O internauta deve digitar o nome da escola e selecionar a localidade e poderá, então, saber qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. O interessado também poderá verificar o Ideb da instituição nos últimos três índices (2007, 2009 e 2011) e conhecer o histórico da escola na avaliação. Para acessar os resultados pela internet basta digitar o endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.

 

Fonte: Agência Minas e foto: Guilherme Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: