Em 29/11/2012 às 12h04 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Proposta de fortalecimento da Saúde pode unir prefeituras, médicos e Hospital de Cataguases

Prefeitos eleitos, representantes do Hospital e da

Prefeitos eleitos, representantes do Hospital e da

Download

 

Com o objetivo de fortalecer a Saúde nos municípios da região de Cataguases, foi realizada na noite de segunda-feira, 26, no 13º andar do Hospital de Cataguases uma reunião convocada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC) com os diretores daquele Hospital, prefeitos eleitos (foto) de Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio Ribeiro; Cataguases, José César Samor; Dona Euzébia, Itamar Ribeiro Toledo; Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes e Santana de Cataguases, Jucélia Baesso, vice-prefeitos eleitos e respectivos secretários de saúde.

Todos os prefeitos eleitos compareceram à reunião, além de seis vereadores eleitos de Cataguases, vários médicos que atendem no Hospital de Cataguases e Bruno Caetano do Valle, delegado sindical da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, bem como a presidente daquela entidade, médica Maria Ângela Girardi. Estiveram presentes ainda o Coordenador de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira de Almeida; a Supervisora Administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês de Oliveira Dalbianco, o Provedor do Hospital, José Eduardo Machado e o Diretor Clínico do HC, médico Ricardo Caetano de Souza.

Na ocasião foi explicada a real situação do Hospital e formuladas propostas de parcerias com as prefeituras das cidades presentes à reunião além de outra específica para Cataguases, no sentido de ampliar a existente. O repasse insuficiente de recursos por parte do SUS provoca uma perda média de 40% por paciente internado no Hospital de Cataguases, “podendo ser bem maior em casos mais graves”, salientou Maria Inês Dalbianco. Situação semelhante vivem os médicos, cujos ganhos vêm caindo significativamente o que torna “quase impossível”, segundo Maria Ângela Girardi, “manter um quadro permanente de profissionais capacitados (sem falar em seus direitos trabalhistas) em regime de plantão 24 horas, em todas as áreas de atenção à saúde: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia, Pediatria/ Obstetrícia/ UTI”, explicou.

A partir desta realidade foi proposto o fortalecimento das redes de atenção a saúde na microrregião através da união de médicos, prefeituras e Hospital de Cataguases. Os envolvidos neste novo projeto vão definir os rumos na busca de excelência no atendimento à saúde da população. E para que os prefeitos avaliem a proposta de acordo com a sua realidade, cada um deles está recebendo uma copia da proposta apresentada na reunião. “A união destas cidades em torno da Saúde, vai trazer soluções viáveis em defesa da boa medicina e aos interesses da sociedade”, completou Maria Ângela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: