Em 26/11/2012 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Eleição no Sind-UTE está prejudicada porque escolas estaduais proíbem entrada das urnas

Os professores sindicalizados já podem votar e esc

Os professores sindicalizados já podem votar e esc

Download

 

O Sindicato Único dos Trabalhadores em educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza eleições, de 26 a 30 de novembro em todo Estado, quando a categoria vai eleger a direção estadual, direção das subsedes e membros do Conselho Geral. Em Cataguases, a exemplo do Estado, apenas uma chapa concorre ao pleito. Apesar de a votação estar acontecendo, os sindicalistas denunciam que o governo de Minas está tentando impedir a realização da eleição nas escolas.

A Secretaria de Estado da  Educação de Minas Gerais tenta impedir as eleições, proibindo a sua realização nas escolas estaduais, numa postura sem precedentes em Minas Gerais, denuncia a presidente do Sind-UTE no Estado, Beatriz da Silva Cerqueira, candidata a reeleição. "Em toda a história de organização dos trabalhadores em educação da rede estadual, a categoria jamais foi impedida de escolher a direção do seu Sindicato, em seu local de trabalho", afirma a coordenadora-geral da entidade, Beatriz Cerqueira.

O fato se repete nas escolas estaduais de Cataguases onde a chapa que tenta a reeleição foi impedida de colocar urnas para a votação. O motivo alegado para não permitir o pleito nas escolas é o de que neste período acontecem as avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), e que as provas precisam ser feitas em ambiente de “tranquilidade”, argumento combatido pelos sindicalistas que afirmam as “eleições sempre acontecerem em clima de paz e ordem nas escolas”.

Por conta da dificuldade, o Sind-UTE em Cataguases conclama a todos os sindicalizados a votarem na sede da entidade, que fica no andar térreo do Edifício Rotary, no centro de Cataguases. Nas escolas da rede municipal de ensino o acesso das urnas é normal e a votação acontece normalmente. Compõem a chapa única “União e Luta” à direção do Sind-Ute em Cataguases os seguintes profissionais da Educação: Alfredo Henrique F. de Oliveira, Edison Adriano de Almeida, Creuza de Souza Machado, Eduwiges Rodrigues do Vale, José Maria de Oliveira, Geisa Ferreira Zacarias, José Benjamim Carvalho Ferraz, Marilice Martins Tavares, Mônica Meireles de Melo Silva, Naide Pereira Dutra, Raquel Silva de Souza e Rosani Sousa Oliveira Brito.

 

Título alterado às 18:46 h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: