Em 25/11/2012 às 12h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Petrópolis, a "cidade Imperial", é um passeio agradável e repleto de cultura e belezas naturais

Quitandinha, em Petrópolis, foi construído para se

Quitandinha, em Petrópolis, foi construído para se

Download

 

Petrópolis, localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, é uma cidade histórica toda ligada a Dom Pedro II, conhecida também como “Cidade Imperial“ e única da América do Sul. O clima ameno e agradável é um dos atrativos da cidade, o que fez com que Dom Pedro II e sua Família Imperial se hospedassem no Palácio de Petrópolis para fugir do calor de 40 graus do verão do Rio de Janeiro.
 
A cidade, que hoje também é conhecida um polo de comércio varejista importante tem, na Rua Tereza, o seu centro de vendas, oferece, no entanto, muito mais do que compras. Petrópolis tem inúmeros atrativos e é, com certeza, um passeio muito agradável e prazeroso. Dotada de completa infraestrutura, a cidade é rica em hotéis e pousadas, além de uma gastronomia variada e de alto nível. 
 
Mas não se pode falar de Petrópolis sem mencionar seus belos distritos Itaipava e Araras. O primeiro foi descoberto por ser passagem no caminho entre Juiz de Fora e Petrópolis, ainda no século XVIII. Já no Século XXo comércio ganhou força e a partir da inauguração da BR-040, Itaipava firmou-se como um ponto turístico relevante, graças também às suas montanhas maravilhosas e o clima ameno que gira em torno de 15 graus. Já Araras, que está situada em um Vale de 52Km quadrados de extensão, tem uma característica marcante: a preservação ambiental. Lá o turimso de aventura é o destaque, além de renomados restaurantes. Se for a Petrópolis, avalie a possibilidade de dedicar pelo menos um dia de sua viagem a Araras e não se esqueça de dar uma passadinha por Itaipava.
 
Em Petrópolis, não deixe de visitar estes pontos turísticos:
 
Catedral de São Pedro de Alcântara: A Catedral de Petrópolis  (foto ao lado) é uma das mais lindas vistas da cidade. Lá estão os restos mortais de Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina em pedras esculpidas com mármore. Os vitrais coloridos vistos em toda a Catedral contém poemas escritos por D.Pedro no seu exílio.
 
Museu Imperial: Também conhecido como Palácio Imperial, era a casa de veraneio do Imperador Dom Pedro II. O museu possui as obras de arte, mobília e objetos pessoais da Família Imperial. A grande atração está na coroa imperial de D.Pedro II e D.Pedro I. À noite o espetáculo Som e Luz é imperdível –lá é reproduzida a história do segundo reinado do Brasil numa superprodução de que utiliza efeitos especiais e de sonorização. Foto abaixo.
 
Palácio de Cristal: O Palácio de Cristal foi um presente de Conde D’Eu à sua esposa, a Princesa Isabel. Lá era a principal sede das maiores festas da época. Foi ali no Palácio, em uma cerimônia realizada em abril de 1888, que Princesa Isabel cedeu os títulos de alforria aos últimos escravos da cidade de Petrópolis. Foto abaixo.
 
Palácio Quitandinha: antigamente um cassino que lembra muitos os filmes de Hollywood foi construído para ser a capital do jogo, é um monumento enorme e que chama muita atenção, pois só que freqüentavam ali eram milionários, famosos, políticos e até vedetes.
 
Casa da Princesa Isabel: a residência oficial da Princesa junto com o seu marido, uma bela casa, e nessa casa nasceu os seus dois filhos, ela tem características neoclássicas muito aparentes.
 
Casa dos 7 Erros: A Casa da Ipiranga, melhor conhecida como Casa dos Sete Erros é uma atração turística da cidade, o seu apelido decorre de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas dos lados esquerdo e direito do seu alçado principal (fachada). 
Erguida em 1884, a casa foi a residência da família do financista João Tavares Guerra, construtor do imóvel.
Reaberta ao público em 2006, a casa mantém suas características originais, com alguns espaços requalificados, como por exemplo, a cocheira que, transformada em bistrô, conserva as divisórias do estábulo e até mesmo as vasilhas com alfafa para os animais.
A sala de jantar, toda revestida em madeira de jacarandá - o que lhe garante uma acústica única -, é utilizada para concertos. Foto abaixo.
 
A casa de Santos Dumont: Pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade. Santos Dumont recebeu o convite de veranear em Petrópolis da Princesa Isabel, na época áurea das temporadas na cidade serrana durante o Império, e ao aceitar o convite decidiu construir uma casa que atendesse suas necessidades.
A rua escolhida é hoje chamada em Petrópolis de Rua do Encanto, mesmo nome dado à casa do aviador (foto abaixo).
A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente subir com a perna esquerda, e a própria arquitetura da casa onde não é utilizada divisórias entre os cômodos.
A casa possui três andares, além de um observatório, por sobre o telhado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte e fotos: www.dicasviagem.com.br -  www.studioliutai.com e Prefeitura de Petrópolis
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: