Em 08/11/2012 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governador encerra missão oficial ao Japão com visitas a empresas parceiras de Minas

Durante encerramento da 15ª Reunião do Comitê de C

Durante encerramento da 15ª Reunião do Comitê de C

Download

 

O governador Antonio Anastasia encerrou, nesta quinta-feira (8), a missão oficial à Ásia, em Tóquio, no Japão, com visitas a sedes de empresas parceiras de Minas Gerais, como a Itochu e Mitsui. Anastasia se encontrou com o presidente da Mitsui, Masami Lijima, e diretores-executivos da Itochu, quando discutiram a possibilidade de ampliação de investimentos no estado e novas oportunidades de negócios.

Ao analisar os contatos feitos com empresários, em Seul e Tóquio, especialmente, durante a 15ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, Anastasia disse que os encontros foram promissores e desdobramentos da viagem ocorrerão no médio e longo prazo. “Nosso objetivo é estreitar contatos com aqueles grupos que já têm negócios em Minas e com Minas e, ao mesmo tempo, mostrar as oportunidades que oferecemos àqueles que pretendem expandir seus negócios. Nossa meta é gerar emprego de qualidade, diversificar a economia, com a atração de investimentos que gerem produtos com alto valor agregado, e ampliar o número de parceiros comerciais”, afirmou.

Com 130 bases operacionais em 68 países, a Itochu é uma das principaistrading internacionais, realizando operações de importação e exportação de vários produtos e serviços, incluindo têxteis, tecnologia da informação e comunicação, maquinaria, energia, metais, produtos químicos, entre outros.

Em Minas Gerais, a Itochu integra o consórcio controlador da Celulose Nipo-brasileira (Cenibra), fabricante de celulose instalada em Belo Oriente, no Vale do Rio Doce. Investe ainda em etanol, por meio de parceria com a Bunge, na usina de Santa Juliana, no Alto Paranaíba. A empresa tem 20% de participação na usina, que tem capacidade para processar 1,6 milhão de toneladas de cana/ano. A Bunge e Itochu planejam expandir sua capacidade para 4,2 milhões de toneladas/ano.

A Mitsui & Co engloba uma densa rede de operações globais nos setores de mineração (ferro e aço), infraestrutura, indústria (automobilística, naval e aeroespacial), química, energia, alimentos, serviços de consumo, informações, eletrônicos, telecomunicações, mercado financeiro e logística de transporte.

Tem vários investimentos em Minas Gerais, entre eles a implantação, em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, em parceria com a norte-americana Dow Chemical, de uma usina de cana-de-açúcar para a produção de plásticos a partir de fontes renováveis. Será a primeira unidade de fabricação de plástico à base de cana-de-açúcar, com as etapas de produção de cana-de-açúcar, produção de etanol, etileno e polietileno ocorrendo de forma integrada e no mesmo local implantada no Brasil.

BH sediará próxima reunião do Comitê

Anastasia também participou do encerramento da 15ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, quando foi confirmada Belo Horizonte como sede da edição de 2013 do evento. O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Organizações Econômicas do Japão (Keidanren).

Participaram da reunião do Comitê empresas brasileiras e japonesas. Entre os temas abordados estavam as relações econômicas e as oportunidades de negócios entre os dois países, incluindo discussões sobre energia, meio ambiente, infraestrutura e ambiente de negócios.

Condecoração

O governador aproveitou a viagem ao Japão para entregar a Medalha JK ao embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Bezerra Abbott Galvão, que não pôde comparecer à Diamantina em setembro, durante a entrega oficial da honraria.  

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: