Em 27/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Desvendando os segredos do Android: a conexão USB OTG

Download

Alex F. Silva*

 

O sistema Android vem recebendo melhorias significativas e constantes num espaço de tempo muito curto. Imagino que seu sucesso e a importância que trouxe para parcerias estratégicas entre a Google e grandes indústrias de tecnologia do mundo como Samsung, LG, e ASUS, tenham ultrapassado as suas melhores expectativas fazendo com que a gigante da Web apostasse mais no seu desenvolvimento.

A velocidade no lançamento de novas versões ultrapassa o ciclo de vendas de um produto lançado por uma marca e obriga que ela segure os novos lançamentos para não sacrificar as vendas dos ítens já no mercado. Esta é a explicação para tantos dispositivos ainda funcionarem com a versão 2.3 do Android quando sabemos que a versão 4.1 é a mais atual do sistema.

Um efeito colateral disso é que as empresas evitam divulgar as grandes melhorias das versões mais recentes, e muitos recursos acabam ficando desconhecidos, mesmo pelos utilizadores que tem dispositivos com as versões mais recentes.

 

 

Um desses recursos, que particularmente acho fabuloso, é o USB On-the-Go. Uma espécie de tecnologia plug-n-play do Android lançada a partir da versão 3.1 e permite que o sistema se comporte como um 'USB Host', “integrando-se” ao dispositivo conectado e fornecendo energia para alimentá-lo.

Para usar o USB OTG basta adquirir um cabo adaptador, relativamente barato (custa entre R$15 e R$25). É um cabo adaptador que oferece uma conexão USB fêmea em uma extremidade, e um plugue micro-USB na outra.


 

A principio, o Android deve 'saber' fazer funcionar qualquer dispositivo USB compatível, mas só é possível ter certeza depois de conectar o dispositivo. Nos meus testes, todos os dispositivos funcionaram corretamente: pendrive, teclado, mouse, leitor de cartões.

No artigo original da CNET (de onde vieram as imagens que ilustram este texto), eles também fizeram funcionar um joystick de playstation e um microfone USB.

 

                     

           

Não é necessária nenhuma configuração para colocar o dispositivo para funcionar. Basta conectar o cabo e plugar. O Android exibirá uma mensagem comunicando que ele foi encontrado e está pronto para ser usado.

Acima, vemos a imagem de um pendrive conectado a um celular. Na outra imagem ele exibe o seu conteúdo, da forma apropriada.

 

       

 

Em seguida temos as imagens de uma conexão bem sucedida com um leitor de cartões.

Abaixo, um teclado USB está sendo usado para digitar diretamente no editor de texto do celular.

 

 

Também podemos operar o sistema Android através de um mouse. Observe na imagem abaixo.

Caso você tenha lido o artigo da semana passada, sobre o Android Mini-PC, deve estar entendendo melhor a “coisa”. Na verdade, seus fabricantes tiveram pouquíssimo trabalho, já que o USB OTG do Android 4.0 cuida sozinho de todas essas conexões USB externas.

 

                                                                             

Alguns jogos até mesmo permitem o uso de um controle de playstation. Veja como é surpreendente:

 

 

Mas, além dos dispositivos tradicionais, temos a possibilidade de conectar qualquer outro USB útil, como é o caso deste microfone abaixo.

 

 

Uma última observação. Apesar do Android acima da versão 3.1 possuir suporte ao USB OTG, isso não é garantia de que seu USB OTG irá funcionar. O fabricante pode ter bloqueado este recurso. Entretanto, fazendo o root no equipamento, existe grande possibilidade de colocá-lo para funcionar.

Para aqueles fãs da Apple, que tem iPad e iPhone,falaremos de um recurso similar a este do Android, que também permite o funcionamento de todo o tipo de dispositivo USB no seu gadget.

Até lá!

 

*Desenvolvedor de softwares da equipe Vespersoft.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: