Em 23/10/2012 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo de Minas convoca sociedade a participar de ações de prevenção à dengue

Com o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo

Com o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo

Download

 

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançam nesta terça-feira (23), às 10h, no Palácio Tiradentes, Cidade Administrativa de Minas Gerais, a campanha de prevenção à dengue.

Com o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, o Governo de Minas pretende reforçar a interação com a sociedade, mostrando que, apesar do êxito obtido no combate à doença em anos anteriores, não basta apenas que os cidadãos cuidem de suas casas. É preciso uma atuação coletiva.

Os objetivos gerais da campanha em 2012 são os seguintes:romper com o ciclo de hipertransmissão da doença, diminuir os índices de morte por dengue no Estado e ampliar ainda mais a mobilização da sociedade no combate ao mosquito transmissor.

Diversas ações marcarão a campanha

Os meios de comunicação serão os responsáveis por estimular o engajamento e a mobilização da população. A nova campanha publicitária contempla inserção em TV, spot em rádio, anúncio em jornal impresso, outdoor, cartaz, site, ações na internet e adesivos.

A campanha televisiva vai ao ar nesta quinta-feira (23), mostrando, de forma criativa e impactante o efeito que a dengue tem sobre a vida das pessoas, das famílias, dos amigos e sobre a própria economia.

Tapumes, cavaletes, caixas de leite, sacos de pão, garrafas de óleo, bolsas, uniformes e até pontos de exposição na Cidade Administrativa também serão usados para difundir a campanha. Em locais onde há maior circulação de pessoas, serão montados os Dengômetros – áreas de convívio social onde as pessoas têm acesso a todo tipo de informação sobre a dengue.

No site da campanha, que será lançado especialmente para esta ação, um mapa interativo servirá como ferramenta no monitoramento das ações contra a dengue e dos focos da doença. A marcação de ações de combate terá um ícone e a de denúncia de focos terá outro. O site também terá interação com as redes sociais.

O Dengue Móvel, um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar, também faz parte da campanha. As ações da campanha prevêem, ainda, o envolvimento de parceiros da iniciativa pública e privada, como escolas, empresas, igrejas, prefeituras, associações, entre outros. Ao todo, o investimento do Governo de Minas nesta iniciativa é de R$ 5 milhões.

Mais de 10 mil pessoas capacitadas

A cada ano, são registrados cada vez menos casos de dengue em Minas Gerais. Até 18 de outubro de 2012, foram notificados 39.365 casos de dengue no Estado, cerca de 20 mil a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma redução de 37%.

Entre os anos de 2010 e 2011, houve um recuo expressivo de 75%. A retração dos números também refletiu a redução de mortes e casos graves da doença. Até o momento, houve uma queda de 50% das mortes e de 66% dos casos graves, tendo como parâmetro os registros do primeiro semestre do ano passado.

Tal resultado é fruto da ação do Governo de Minas na guerra contra adoença. Somente neste ano, 2.672 médicos, 3.598 enfermeiros e mais de 4 mil profissionais de saúde foram capacitados para atuar na vigilância e assistência dos casos de dengue. São mais de 10 mil pessoas capacitadas–um recorde.

Veículos da Força Tarefa, outra iniciativa de combate à dengue do Governo de Minas, estarão expostos na área externa do Palácio Tiradentes durante o lançamento da nova campanha. Serão nove caminhões, 10 ônibus e 70 carros fumacê, cedidos pelo Ministério da Saúde, além de 600 bombas costais.

Após o término da solenidade, uma equipe de 90 agentes se deslocará até Nova Serrana, no centro-oeste do Estado, onde serão realizadas várias ações. Na quarta-feira (24), mais 90 integrantes da Força Tarefa estarão em Timóteo, no Vale do Aço, onde ficarão até o dia 26 de outubro. As demais cidades mineiras a serem visitadas serão definidas de acordo com critérios epidemiológicos.

 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: