Em 21/10/2012 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Federação Mexicana de Futebol faz visita a Minas Gerais com Carlos Alberto Parreira

Mexicanos estão visitando locais que possam hosped

Mexicanos estão visitando locais que possam hosped

Download

 

Representantes da Federação Mexicana de Futebol finalizaram visita de dois dias a Minas Gerais ao lado de Carlos Alberto Parreira, neste sábado, em Ipatinga. O ex-técnico da Seleção Brasileira foi contratado como consultor da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para auxiliar na atração de seleções ao estado de Minas Gerais. 

Os membros da entidade mexicana estão no Brasil para visitar locais que possam hospedar a seleção do México durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 e o Mundial de 2014. Ipatinga faz parte da primeira versão do catálogo com Centros de Treinamento de Seleções (CTS), local onde as equipes treinam duas semanas antes do início da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Belo Horizonte, Matias Barbosa, Juiz de Fora e Uberlândia completam a lista das cidades mineiras da publicação. 

Na sexta-feira (19), Raul Mendez e Carlos Garcia conheceram um hotel da capital e os centros de treinamento do Atlético e do Cruzeiro. No sábado, a visita com Parreira incluiu um hotel e o estádio municipal João Lamego Netto, conhecido como Ipatingão. “Minas Gerais conta com a vantagem de ser um estado muito bem localizado, facilitando os deslocamentos. Os centros de treinamento dos dois times locais me impressionaram muito pela qualidade de suas estruturas. Somado a isso, pude provar da hospitalidade dos mineiros”, destacou Mendez. O dirigente lembrou que a seleção mexicana preferiu treinar e se hospedar em locais próximos ao estádio das disputas no Mundial da África do Sul, em 2010. “Naquela época, escolhemos estar mais perto da cidade de Johannesburgo. Nos deslocávamos de ônibus entre hotel e centro de treinamento sem nenhum problema. Mas a cada Mundial, os critérios variam, segundo as ofertas das sedes”, contou. 

Ao falar sobre a infraestrutura esportiva em Minas, Parreira reiterou a importância do primeiro encontro. “Tem que ser amor à primeira vista. Os hotéis e centros de treinamento têm que estar preparados de forma a seduzir as delegações internacionais no primeiro encontro. As cidades que queiram receber seleções têm um ano pela frente para se readequarem. Isso quer dizer hotéis com conforto, bem localizados e bons espaços para treinar, com gramado de boa qualidade”, lembrou. O ex-técnico da Seleção Brasileira ainda destacou a passagem dos mexicanos pelo estado. “A seleção mexicana é muito respeitada internancionalmente. Essa visita é muito boa para Minas Gerais, que tem condições sim de receber uma grande equipe”, disse. Os membros da federação mexicana visitariam na sequência São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. 

A primeira versão do Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções contém 54 candidatos com contratos assinados. Ao todo, 76 foram aprovados tecnicamente. Mais duas versões do catálogo, que será online, deverão ser divulgadas, no primeiro e no segundo semestre de 2013. Até o momento, o Comitê Organizador Local (COL) recebeu 279 inscrições e inspecionou 244.

Entre os aprovados na primeira versão do catálogo, 30 estão localizados na região Sudeste, 14 na região Sul, quatro na Norte e três nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. 

Em Minas permanecem como candidatas a CTS as seguintes cidades: Araxá, Patos de Minas e Sacramento no Alto do Paranaíba; Caxambu, Extrema, Poços de Caldas e Varginha no Sul de Minas; Caeté e Lagoa Santa na região Metropolitana, Divinópolis e Formiga na região Centro-Oeste; Governador Valadares na região Leste; Juiz de Fora na Zona da Mata; Montes Claros no Norte de Minas; Sete Lagoas na região Central e Uberaba no Triangulo Mineiro. 

Para a representante da Secopa, Ludimila Kai, a visita dos mexicanos a Ipatinga reforça o compromisso do estado em interiorizar o Mundial de 2014. “É importante que a Copa do Mundo chegue ao interior mineiro, gerando visibilidade e melhorias a esses municípios”, disse. 

Critérios

O centro de treinamento de seleção deve ter, pelo menos, um campo com excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-CT deve ser de, no máximo 20 minutos, via ônibus. Com relação à hospedagem, o hotel deve ter disponibilidade de mínimo de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor, considerando o clima na região nos meses de junho e julho. Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. A sala para conferência deve ter capacidade mínima para 100 pessoas. Já o aeroporto deve ter capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. A FIFA exige uma distância que represente um tempo de deslocamento de, no máximo, 60 minutos entre hotel e aeroporto, via ônibus.

 

Fonte: Agencia Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: