Em 21/10/2012 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

11º Festival Lixo e Cidadania discute inclusão de catadores

Evento começa nesta segunda-feira (22) e vai até o

Evento começa nesta segunda-feira (22) e vai até o

Download

 

O futuro do Brasil na gestão dos resíduos sólidos, com a inclusão socioprodutiva dos catadores de material reciclável, é o tema do 11º Festival Lixo e Cidadania 2012. O evento acontece a partir desta segunda-feira (22) e vai até 26 de outubro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

A estimativa é que cerca de 1.200 pessoas participem das programações que incluem palestras, seminários e exposições de arte relacionadas ao tema, com presença de especialistas internacionais no assunto. Os seminários, debates e discussões desta edição partem de quatro vertentes: legislação, financiamento, desenvolvimento econômico e inclusão social, e tecnologias.

Além de proporcionar aos diferentes públicos participantes do evento a oportunidade de intercâmbios e troca de experiências em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental, os participantes terão a oportunidade de debater temas em defesa da diversidade e do reconhecimento afirmativo das culturas e das diferentes formas de empreendedorismo, tendo como foco a organização dos catadores de material reciclável. 

O 11º Festival Lixo e Cidadania contará com a participação de catadores de material reciclável, artistas, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos, empresários e autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da União Europeia e da região da Catalunha, Espanha, que apresentarão suas experiências na gestão compartilhada dos resíduos sólidos.

O Festival é uma realização do Instituto de Referência em Resíduos (IRR), Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Governo do Estado de Minas Gerais.  

A programação contará também com apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua e por shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical.

As inscrições para o Festival podem ser feitas pelo site: www.festivallixoecidadania.com.br

 

Fonte: Agencia Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: