Em 21/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Está em vigor o horário de Verão. Adiante seu relógio e aproveite mais o dia

Download

Desde a zero hora de hoje, domingo, 21, está em vigor o horário de verão e os relógios foram adiantados em uma hora. A medida vai até 17 de fevereiro de 2013 e vale para onze estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal.

Para que serve o horário de verão?

O objetivo é reduzir os picos de demanda por energia, proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia. O adiantamento do horário em uma hora diminui a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com mais eficiência.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, a expectativa é de redução média de 4 a 5% no consumo de energia no horário de pico durante os meses do horário de verão, possibilitando a diminuição da demanda de energia.

A partir de 2008, o Decreto 6.558 fixou o período de vigência e a área de abrangência do horário de verão para todos os anos. A medida começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente (exceto quando houver coincidência com o Carnaval).

Em todo o país, o horário de Verão deve gerar uma economia de cerca de R$ 282 milhões, devido à redução do consumo de energia elétrica provocada pelo adiantamento dos relógios em uma hora. A cifra é 56% maior que os R$ 180 milhões poupados na última edição da medida, entre o final de 2011 e o começo deste ano.

Em nosso País, o horário de verão foi implantado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931,  por iniciativa do então presidente Gerúlio Vargas, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Após 18 anos sem ser usado, o horário de verão foi novamente adotado por volta de 1985/86, devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Depois disso, vigorou em todos os anos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais e www.vocesabia.net

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: