Em 20/10/2012 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Ubá faz conservação preventiva de documentos do Cemitério

O trabalho de conservação é coordenado pelo Arquiv

O trabalho de conservação é coordenado pelo Arquiv

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A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer realizou, no ano de 2010, o recolhimento de toda a documentação permanente do Cemitério Municipal de Ubá. O trabalho é coordenado pelo Arquivo Histórico sendo que este órgão, desde então, esteve realizando trabalhos arquivísticos de preservação em todo acervo. A documentação manuscrita encontrava-se em mau estado de conservação, folhas danificadas por insetos, capas soltas e ilegíveis.

“O recolhimento deste importante acervo ao Arquivo Histórico permitirá que esses documentos sejam devidamente preservados. O Material consiste em 16 livros datados da segunda metade do século XIX até o inicio do século XXI (1884-2003), sendo de grande importância histórica, administrativa e jurídica. Esse delicado trabalho contou com higienização de toda a documentação, encadernação, acondicionamento e digitalização”, explica Nair Pascoal Gomes, Supervisora do Arquivo Histórico.

Entre os documentos encontram-se livros de guias e registros de sepultamentos de Ubá, Miragaia, Ubari e Diamante, livros de túmulo perpétuo e livros de registros de catacumbas. Trata-se de vários registros de óbitos.

“Esse trabalho foi desenvolvido no intuito de evitar a perda da informação contida nos originais. A digitalização também foi implantada no sentido de permitir ao técnico (funcionário do cemitério), um acesso rápido e pleno a informação e dela usufruir, podendo tirar cópias se assim o desejar; evitando o manuseio dos originais deteriorados, já que as consultas nos documentos são de grande demanda, devido aos requerimentos de comprovação e localização de túmulos, número de placa de sepultura, comprovação de parentesco para fins de dupla cidadania, entre outros”, explica a supervisora.

Além de preservar os documentos, os cemitérios também podem nos dar valiosa informações como:

·        Fonte histórica para preservação da memória familiar e coletiva;

·        Fonte de estudos das crenças religiosas;

·        Forma de expressão do gosto artístico;

·        Forma de expressão da ideologia politica;

·        Forma de preservação do patrimônio histórico;

·        Fonte para conhecer a formação ética;

·        Fonte para estudo da genealogia;

·        Fonte reveladora da perspectiva de vida.

 

Sobre o Arquivo Histórico da Cidade de Ubá

O Arquivo Histórico da Cidade de Ubá é vinculado a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, sua função é recolher, tratar e disponibilizar ao público toda a documentação de caráter histórico. A Instituição mantém sob a sua guarda aproximadamente 100 metros lineares de diversos gêneros e suportes, sendo textuais, sonoros, audiovisuais, cartográficos, eletrônicos.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU

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