Em 17/10/2012 às 10h14 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases vai realizar oficina de mapeamento de seus bens culturais e afetivos

Download

 

Será realizada no nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na Cidade de Cataguases a oficina de Mapeamento Cultural do projeto Nós Mídia, ministrada pelo residente multiplicador do projeto Marcos Alves com o apoio da Fábrica do Futuro e do Coletivo Arapuka. O Nós Mídia integra o Programa Vivo arte.mov com patrocínio da Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O programa cultural Nós Mídia é um ponto de encontro entre pessoas, tecnologias de conversação e plataformas digitais. Um lugar para o desenvolvimento de percepções e exercícios de ferramentas para promover a ocupação de espaços digitais para desencadear transformações humanas. Através de residências, oficinas e da produção de conhecimento sobre a internet e como as novas ferramentas de comunicação estão alterando as formas meios de participar socialmente.

Já o Coletivo Arapuka é uma armadilha cultural, no bom sentido da palavra, é um coletivo de Desenvolvimento Cultural. Um grupo de Jovens, mobilizadores, produtores e protagonistas de uma cena que vem cada vez mais sendo respeitada e requisitada.  É como nadar na fonte de uma juventude colorida e determinada, que com seu aport cultural e talentosamente fundamentada em ações reais. O Coletivo Arapuka é uma ferramenta mobilizadora, para que principalmente os jovens tomem consciência de suas capacidades intelectuais, e exteriorizem suas vontades, na forma de música, teatro, dança, cinema, televisão, internet, desenho e qualquer outra mobilização cultural e artística

Com foco no inventário afetivo dos bens culturais de Cataguases, a oficina abordará temas como patrimônio cultural, mapeamento, novas mídias e ferramentas da web. A ideia da oficina é também convidar moradores da cidade para debater com os participantes da oficina a história da cidade, seus espaços e ocupações. Entre os convidados da cidade de Cataguases estão o diretor de teatro Carlos Sérgio Bittencourt, e Professor Luiz Leitão.

A programação da oficina se divide entre atividades teóricas e práticas. Na parte da manhã serão realizados debates e apresentações acerca de ferramentas da internet, com convidados de Belo Horizonte e São Paulo. Na parte da tarde serão realizadas atividades de campo para coletar as imagens, e produzir o conteúdo que será publicado no Mapa Cultural Nós Mídia, que é uma base de dados georeferenciados na internet e em dispositivos móveis. (www.mapa.nosmidia.com.br).

O Nós Mídia realizou o processo formativo de 06 multiplicadores na cidade de Belo Horizonte, durante o Cidade Eletronika, entre os dias 05 e 08 de setembro. Os jovens selecionados tiveram contato com uma série de ferramentas e fundamentos da web 2.0 e exercícios práticos que tornou-os aptos a ministrar oficinas e produzir conteúdo para o Mapa Cultural. Já foi realizada uma oficina formativa na cidade de Lagoa Santa, com participação de 20 jovens. Após a edição de Cataguases ainda serão realizadas oficinas em Belo Horizonte e Paracatu.

Calcado em tecnologias livres e abertas, naturais da internet, o programa promove ações inovadoras que estimularão a formação de multiplicadores ativos, cidadãos críticos dispostos a utilizar todo o potencial da rede para democratizar os meios de comunicação, desenvolver e promover atividades artísticas, culturais e educativas com foco no fomento de empreendimentos digitais criativos.

As inscrições para a oficina em Cataguases estão abertas de 16 ao dia 20 de outubro de 2012. Toda programação é gratuita.

 

Fonte: www.nosmidia.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: