Em 02/10/2012 às 12h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos do ensino médio farão avaliação informatizada da aprendizagem

Gestores de 291 escolas estaduais participam de ca

Gestores de 291 escolas estaduais participam de ca

Download

 

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) vai avaliar, de forma informatizada, os alunos do 1º ano do ensino médio. O exame será aplicado a estudantes de 10% das escolas estaduais que atendem esse ano de escolaridade. Para orientar os educadores sobre essa medida inédita, gestores de 291 escolas estaduais participam de capacitação nesta semana. Os encontros, que começaram nessa segunda-feira (1º), também ocorrem nesta terça (2) e sexta-feira (5). As provas informatizadas serão aplicadas entre os dias 29/10 e 30/11.

“As provas informatizadas fazem parte da meta do PAAE para o acordo de resultados, pactuado com o Governo de Minas. Contamos com um banco de itens com 67 mil questões para todas as disciplinas do ensino médio e fundamental. O encontro desta semana serve para orientar os gestores quanto à operacionalização dos exames nas escolas”, explica a subsecretária de Informações e tecnologias educacionais, Sônia Andere Cruz.

As provas do PAAE online são para as nove disciplinas do ensino médio, sendo elas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Língua Estrangeira Moderna- Inglês e Arte. O número de questões varia de 9 a 20, de acordo com os tópicos dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs). A logística de aplicação do exame é definida pela direção e professores da escola. As provas devem ser aplicadas no horário regular das aulas.

A partir das provas do PAAE, os educadores podem fazer o planejamento das aulas de acordo com o diagnóstico feito dos alunos. O exame também possibilita ao professor avaliar se as atividades pedagógicas estão contribuindo para o aprendizado dos alunos.

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também integram este sistema, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Tanto o Proalfa, quanto o Proeb, são realizados a partir de avaliações externas que apresentam um diagnóstico do sistema, viabilizando assim, a elaboração de políticas públicas educacionais. O Simave é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: