Em 26/09/2012 às 18h42 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Encontro destaca a importância de catadores na cadeia produtiva de reciclagem

Os catadores de recicláveis são essenciais para o

Os catadores de recicláveis são essenciais para o

Download

 

Cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos, empresários e catadores de material reciclável participaram nesta terça-feira (25) de mais um encontro da Série Diálogos – Minas Recicla, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), cujo tema foi a cadeia produtiva da reciclagem.

A importância do catador, um dos principais agentes na cadeia de reciclagem, foi o destaque durante o seminário. “Para cada 10kg de materiais recicláveis comprados pela indústria, 9kg são vendidos por organizações de catadores. Esses profissionais são a peça mais importante no cenário de coleta seletiva no Brasil”, afirmou o consultor em gestão, Júlio Máximo, durante palestra.

Aparecido Gonçalves, diretor do CMRR, ressaltou a necessidade de reconhecimento para a atividade, tendo em vista seu importante papel na sociedade. “A sustentabilidade não pode estar voltada apenas para o aspecto econômico, deve contemplar o lado social. Iniciativas do Governo de Minas como a Bolsa Reciclagem representam melhorias nas condições de trabalho de cada família envolvida com a catação”, observou.

Outra iniciativa pública em pauta no seminário foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tema da palestra de Margaret Matos, representante da Procuradoria Regional do Trabalho do Paraná, que apresentou aspectos importantes do PNRS, afirmando que o catador de material reciclável é o grande protagonista dessa política.

O pesquisador Gustavo Luedemann destacou os benefícios econômicos resultantes da coleta seletiva e sua relação com o pagamento por serviços ambientais.

A Série Diálogos é uma realização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do CMRR, em parceria com a Fundação Israel Pinheiro (FIP).

 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: