Em 26/09/2012 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Noroeste de Minas começa a elaborar planos de saneamento básico

Minas é o primeiro estado no país a apoiar a reali

Minas é o primeiro estado no país a apoiar a reali

Download

 

Os municípios do Noroeste de Minas vão dar o primeiro passo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta quinta-feira (27). Para isso, representantes de 39 cidades próximas à região participam de uma capacitação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O encontro será realizado na Escola Estadual Antônio Carlos (Praça Governador Magalhães Pinto, S/N, Centro), das 9h às 17h.

O Governo de Minas é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento do saneamento de suas cidades. As ações estabelecidas no plano deverão ser cumpridas até 2014, como pré-requisito para que o município consiga a liberação de recursos, do Estado e da União, destinados a ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos entre outras.

Durante o evento, os gestores municipais vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia dos planos municipais e serão orientados a desenvolver ações e estabelecer metas para formulação de políticas efetivas de saneamento básico. 

As capacitações, realizadas em parceria com o Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tiveram início em agosto, na região Norte, e já beneficiaram 73 cidades. Os municípios de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Belo Horizonte, Governador Valadares, no Rio Doce, Araxá, no Alto Paranaíba, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Passos, no Sudoeste Mineiro, Pouso Alegre, no Sul de Minas, Juiz de Fora, na Zona da Mata e Conselheiro Lafaiete, na região Central, serão atendidos entre outubro deste ano e junho de 2013.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Olavo Bilac Pinto, os planos visam estabelecer os objetivos e metas para a universalização dos serviços de saneamento nos municípios. Além disso, a iniciativa vai definir os programas, projetos e ações que promovam melhoria no atendimento à população.

Saneamento no Noroeste

De acordo com pesquisa realizada neste ano, pela Sedru e Fundação João Pinheiro (FJP), dos 121 mil domicílios do Noroeste de Minas, 116 mil ou 95,3% têm abastecimento regular de água canalizada, 95 mil (78,8%) são beneficiados com a coleta de lixo feita diretamente por serviço de limpeza e 20.971 (17,2%) têm outros tipos de coleta. Sendo que mais de 44 mil residências (36,7%) têm coleta de lixo três vezes por semana e 17 mil duas vezes por semana (14,4%). A coleta seletiva de lixo já é feita por 33 mil famílias, representando 27,2% do total.

O estudo também indicou que as redes coletoras de esgotos na região atingem mais de 70 mil moradias ou 57,7% do total pesquisado, e 15 mil ou 12,5% ainda usam fossa séptica não ligada à rede e 25 mil (21,1%) têm fossa rudimentar. Ainda de acordo com o levantamento, 93 mil domicílios possuem rede geral de distribuição de água e 26 mil ou 21,4% usam poços ou nascentes. Em relação às condições urbanas dos municípios, a pesquisa indica que 60,3% (73 mil) das 121 mil famílias pesquisadas moram em ruas asfaltadas e 36,9% (44 mil) em vias de terra batida ou sem pavimentação.

Envolvidos na capacitação

Abadia dos Dourados, Abaeté, Arinos, Biquinhas, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Cedro do Abaeté, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Douradoquara, Felixlândia, Formoso, Guarda Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Martinho Campos, Matutina, Natalândia, Paineiras, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Quartel Geral, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Três Marias, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas e Vazante.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: