Em 25/09/2012 às 12h41 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Primeiras diaristas certificadas pelo Estado concluem capacitação

Secretário Hélio Rabelo entrega certificado para d

Secretário Hélio Rabelo entrega certificado para d

Download

 

A partir de agora, aqueles que precisarem de serviços de faxineiras, lavadeiras e passadeiras já podem contar com mão de obra certificada pelo Governo de Minas. Nessa segunda-feira (24), a primeira turma de 25 diaristas, do Curso de Organização e Conservação de Ambientes, receberam suas certificações.

Após 60 horas entre aulas teóricas e práticas, elas passam a integrar a Central de Prestação de Serviço (CPS), projeto piloto da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), que visa ajudar trabalhadores diaristas que prestam serviços domésticos a divulgar seus trabalhos e aumentar a clientela.

A CPS também lançou dois telefones que servirão tanto para o agendamento do cadastro de novas diaristas, quanto para solicitação dos serviços. São eles: (31) 3299-9205 e (31) 3299-9207.

Durante a entrega dos certificados, o secretário da Sete, Hélio Rabelo, parabenizou a primeira turma, que a partir de agora integrará a CPS. “O recebimento dos certificados de conclusão é um momento marcante. É mais uma etapa vencida e vocês, a partir de agora, passam a ser referência desse projeto que é único no Estado”, disse ao grupo.

Ainda segundo Rabelo, o Estado também está atento aos trabalhadores autônomos. “O Estado reconhece, através da qualificação, que esta mão de obra é especial e necessária. Quantas pessoas precisam desses serviços, precisam de vocês, mas não sabiam onde procurar? Agora elas sabem”, comemorou.

Fabricia Santos, 29, passadeira há cinco anos, ficou sabendo da central e resolveu fazer o seu cadastro. “É uma área na qual, se você se aperfeiçoar, dá para ter um rendimento melhor. O curso foi ótimo; lá nos ensinaram muitas coisas, até novidades, como dicas de como passar. Mesmo eu que trabalho há algum tempo nessa área sei que aprendi um pouco mais”, relata.

Ainda segundo a diarista, com a qualificação recebida será possível vislumbrar novas chances no mercado de trabalho. Viúva e mãe de dois filhos, a passadeira pretende agora realizar um antigo sonho. “Espero que, a partir de agora, a minha vida melhore mais. Quero uma condição financeira melhor e com isso poder terminar o acabamento da minha casa, que já está construída”, diz.

“Vim para cá para poder atualizar o que eu já sei, mas como tudo muda, tinha certeza que sairia daqui com algo novo”, avaliou Dona Elza de Almeida de Oliveira, de 48 anos, diarista certificada. Casada, mãe de um casal de filhos e com experiência em passar roupas, espera por dias melhores de agora em diante. “Gostei muito, tanto das aulas teóricas como as práticas. Agora estou esperando a chance de poder mostrar o que aprendi aqui. Aí sim, sei que não faltará mais trabalho para mim e para minhas colegas do curso”, relata.

A faxineira Mirian da Sílvia, de 27 anos, ficou sabendo da Central de Prestação de Serviço pela televisão. No dia seguinte, já estava na unidade de atendimento ao trabalhador do Sine BH/Barro Preto/CSAT para fazer o seu cadastro. “Na mesma hora, me animei a fazer o curso. Com ele, sei que terei a chance de um salário melhor e assim conseguir dar mais para os meus filhos”, reflete. Com o certificado em mãos, ela declara: “Tinha muita coisa que não sabia e só vim aprender aqui. Teoria com prática, nunca pensei que seria tão especial. Agora é começar a trabalhar logo”.

As diaristas interessadas em fazer parte da CPS deverão procurar a unidade do Sine BH Barro Preto/CSAT para cadastrar-se, levando Carteira de Identidade, comprovante de endereço, atestado de bons antecedentes, atestado médico de capacidade física, uma foto 3x4 e duas cartas de referência de trabalhos anteriores. A unidade fica na avenida Augusto de Lima, nº 2094, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. O agendamento para o cadastro também podem ser feito pela internet, através do endereçohttp://www.csat.com.br/sine/autonomo/.

 

Fonte e foto: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: