Em 19/09/2012 às 11h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Artesanato cataguasense, Flor de Santa Rita, é exposto em Feira de decoração de Paris

Marilene Frade resgatou a Flor de Santa Rita

Marilene Frade resgatou a Flor de Santa Rita

Download

A artesã cataguasense Marilene Frade, restabeleceu há cerca de dez anos uma tradição de nossa região que estava meio esquecida, ao dedicar-se à confecção de um tipo de artesanato que recebeu o nome de “Flor de Santa Rita”, em homenagem à padroeira de Cataguases. O trabalho tem cunho social e é realizado com a participação de crianças e adolescentes em risco que integram o grupo Piscar – projeto de inclusão social mantido pela Afan, Associação Fraterna de Apoio aos Necessitados, com sede no bairro São Vicente.

Logo que as flores de Santa Rita começaram a ocupar os espaços públicos chamou a atenção das pessoas pela beleza e delicadeza, diz Marilene. “Inicialmente a gente fazia a flor e levava para as nossas próprias residências e também para espaços como escolas e associações de moradores, por exemplo, o que despertou a curiosidade das pessoas que nos procurava para elogiar o trabalho e dizer que gostaria de adquirir para enfeitar a sua casa”, contou a artesã.

Em pouco tempo a “Flor de Santa Rita” ganhou o gosto popular e tornou-se um produto artesanal que hoje é muito procurado, “inclusive fora do Brasil”, conforme revelou Marilene. Prova disso é que aquele artesanato cataguasense foi selecionado para participar da conceituada Feira Maison & Object, em Paris, realizada entre os dias 7 e 11 de setembro. A Maison & Object é um verdadeiro ponto de referência para a decoração, criação e o design, o mosaico das tendências, novos talentos e novos conceitos, define o site da feira na internet.

“Nossas flores, mais uma vez, foram muito elogiadas, desta vez, pelo público europeu”, conta Marilene, feliz com a aceitação do trabalho que coordena. A flor é comercializada em diversos estados brasileiros, acrescenta a artesã, “e a demanda cresce a cada dia”, revela. Marilene não sabe o segredo do sucesso da flor de Santa Rita, mas dá algumas pistas que podem muito bem serem as responsáveis pela crescente procura. “É um artesanato bonito, singelo, leve, e que compõe muito bem qualquer ambiente”. 

 

OBS: Título alterado às 11:22 horas. A legenda da foto foi atualizada às 11:32 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: